Skip to content Skip to footer

Governo Milei autoriza chegada de tropas dos EUA à Argentina via decreto de urgência, sem aval parlamentar

Governo Milei autoriza chegada de tropas dos EUA à Argentina via decreto de urgência, sem aval parlamentar

O governo do presidente argentino Javier Milei anunciou nesta terça-feira (30/09) a autorização para o ingresso de militares dos Estados Unidos em território argentino, especificamente na província da Terra do Fogo, na Patagônia. A medida foi formalizada por meio do Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) 697/2025, publicado no Diário Oficial com as assinaturas do presidente e de todo seu gabinete ministerial, e já gera debate sobre sua legalidade e implicações estratégicas.

Na prática, o decreto presidencial autoriza a realização de dois exercícios militares combinados com os Estados Unidos e o Chile, inseridos no “Plano Anual de Exercícios Combinados das Forças Armadas”. As despesas decorrentes da participação argentina serão cobertas pelo Ministério da Defesa do país.

O primeiro exercício, batizado de “Solidariedade”, está programado para ocorrer entre 6 e 10 de outubro em Puerto Varas, no Chile, e terá como foco a cooperação em resposta a desastres naturais. A base legal para essa operação é o Acordo de Cooperação bilateral entre Argentina e Chile, assinado em 1997. Para isso, o DNU autoriza o envio de pessoal e recursos militares argentinos entre 5 e 11 de outubro.

A decisão de Milei, no entanto, enfrenta um sério debate político e jurídico. Ambos os exercícios haviam sido originalmente contemplados em um projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional, mas a iniciativa nunca foi apreciada pelos legisladores.

Diante disso, o Executivo argumentou a “excepcionalidade” da situação e recorreu a um DNU para autorizar a chegada das tropas estrangeiras. Esse movimento é visto com ceticismo por juristas e opositores, já que o Artigo 75 da Constituição Argentina estabelece claramente que a entrada de forças estrangeiras no país depende de aprovação legislativa prévia.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário