Skip to content Skip to footer

Infartos crescem entre jovens no Brasil

Infarto entre jovens
(Foto: Freepik/Reprodução)

O infarto, historicamente associado a pessoas mais velhas, tem atingido cada vez mais brasileiros com menos de 40 anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2022 e 2024, foram mais de 234 mil atendimentos nessa faixa etária, com 7,8 mil mortes. São Paulo lidera o número de óbitos, seguido pelo Rio de Janeiro.

O que está por trás desse aumento?

Especialistas alertam que grande parte dos casos poderia ser evitada. Fatores como tabagismo, colesterol elevado, hipertensão, obesidade, diabetes, uso de drogas e anabolizantes estão entre os principais responsáveis. O cigarro segue como vilão, mas o uso de esteroides e cigarros eletrônicos também representa riscos elevados, mesmo em jovens aparentemente saudáveis.

A Covid-19 deixou marcas que vão além da infecção. O isolamento reduziu a prática de exercícios, mudou hábitos alimentares, afetou o sono e aumentou o estresse. Esse cenário favoreceu o acúmulo de gordura visceral, relacionada a infartos precoces.

Dessa maneira, atrasos em exames e consultas dificultaram a detecção de problemas. Pesquisas ainda apontam que o coronavírus pode causar inflamações no coração e nos vasos sanguíneos, ampliando os riscos.

Perfil dos casos

Nos últimos três anos, homens até 40 anos passaram por mais de 156 mil atendimentos ligados a infartos, enquanto mulheres somaram cerca de 77 mil. A maior parte ocorre entre 31 e 40 anos, mas há registros até mesmo em adolescentes e crianças. O risco é ainda maior em regiões com acesso limitado à saúde, como Norte e Nordeste.

Atenção aos sinais

Dor no peito, falta de ar e formigamento nos braços não devem ser ignorados. A prevenção passa por hábitos saudáveis desde cedo, combate ao cigarro, drogas e anabolizantes, além do acompanhamento médico regular.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário