Skip to content Skip to footer

Lula sanciona lei que amplia licença-maternidade em casos de internação prolongada

Presidente Lula
(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (29), a lei que garante a prorrogação da licença-maternidade e do salário-maternidade quando a mãe ou o recém-nascido permanecerem internados por mais de duas semanas devido a complicações no parto.

Com a nova norma, o afastamento da trabalhadora será estendido por 120 dias após a alta hospitalar, sendo descontado desse prazo o eventual tempo de repouso usufruído antes do parto.

A medida altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei de Benefícios da Previdência Social. O texto assegura que o salário-maternidade será pago durante todo o período de internação e pelos 120 dias seguintes à alta, também com o desconto do benefício recebido antes do parto, se for o caso.

A prorrogação em situações de internação já era respaldada por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), mas agora foi incorporada explicitamente à legislação.

A sanção ocorreu durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que segue até quarta-feira (1º/10) em Brasília, sob o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. O evento, que não era realizado desde 2016, no governo da presidenta Dilma Rousseff, foi descrito pelo governo como a retomada da principal instância de participação social dedicada à promoção da igualdade de gênero no país.

Discurso pela democracia e pelos direitos das mulheres

Em seu discurso, o presidente Lula vinculou a defesa dos direitos das mulheres à plenitude da democracia.

Essa conferência é também um grito contra o silêncio. Um grito pela liberdade das mulheres falarem o que quiserem, quando quiserem e onde quiserem. Não há democracia plena sem a voz das mulheres. De todas as mulheres, pretas, brancas, indígenas, do campo e da cidade, trabalhadoras, domésticas, empresárias, profissionais liberais, que trabalham fora ou se dedicam a cuidar da família

afirmou.

Lula também fez referência ao impeachment de Dilma Rousseff, afirmando que o episódio representou uma tentativa de silenciar vozes femininas.

O golpe contra a presidenta Dilma Rousseff serviu não apenas para derrubar a primeira mulher a governar esse país, foi também a tentativa de calar milhões de vozes femininas, porque o autoritarismo não apenas odeia, ele também teme as mulheres

declarou.

Outras ações e sanções

Durante o evento, o presidente destacou outras iniciativas de seu governo, como o plano para igualdade salarial, que classificou como uma “briga antiga” dos movimentos feministas. Ele reconheceu, no entanto, que a implementação prática da lei exigirá persistência.

Entre a gente aprovar uma lei, entre a gente regulamentar, e as mulheres começarem a receber o salário igual, ainda vai ter muita briga, vai ter muito processo, vai ter muita Justiça

ponderou.

Além da lei sobre a licença-maternidade, Lula sancionou a norma que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com as Gestantes e com Mães, a ser realizada anualmente na semana do dia 15 de agosto.

O objetivo da iniciativa é disseminar informações e direitos relacionados à saúde da mulher, com foco especial nos primeiros mil dias de vida da criança – período que vai da gestação até o segundo ano de vida –, visando estimular o desenvolvimento integral na primeira infância.

A conferência reúne aproximadamente quatro mil participantes de todas as regiões do Brasil para debater e propor diretrizes para as políticas públicas destinadas às mulheres.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário