Skip to content Skip to footer

Animais passam a ser vítimas da violência de traficantes no Rio de Janeiro

Cadelinha Nina
(Foto: Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais/Divulgação)

Na manhã da quinta-feira (25), um cachorro foi baleado na comunidade Para-Pedro, em Irajá, Zona Norte do Rio. Batizado de Irajá, o animal levou um tiro na pata dianteira esquerda, sofreu fratura e perdeu um dos dedos. Moradores afirmam que ele havia sido “jurado de morte” por traficantes da região.

O cão foi levado ao Hospital Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, passou por cirurgia e segue em recuperação. Assim que receber alta, será encaminhado para um abrigo da prefeitura e ficará disponível para adoção.

O caso de Irajá não é isolado. Em menos de 24 horas, dois cães foram atingidos por tiros em comunidades cariocas e precisaram de atendimento da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

Na quarta-feira (24), a cadelinha Nina foi vítima de bala perdida durante um confronto no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. O disparo atravessou seu tórax e saiu pela pata dianteira. Nina passou por cirurgia e, segundo os veterinários, pode necessitar de novos procedimentos. Nesta quinta, recebeu alta e voltou para casa com a tutora.

Outro caso recente aconteceu no início de setembro: o pitbull Hércules, atingido por três disparos na favela do Batan, em Realengo. Ele também foi atendido no hospital veterinário público e continua em recuperação.

O secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, alerta para a gravidade da situação: animais têm sido baleados por simplesmente latirem ou reagirem, tornando-se alvo da violência urbana.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário