Skip to content Skip to footer

Ex-ministro da Agricultura da China é condenado à morte por corrupção

Tang Renjian
(Foto: Guo Junfeng/VCG via Getty Images)

O ex-ministro chinês da Agricultura e Assuntos Rurais, Tang Renjian, foi condenado à morte neste domingo (28/9) pelo Tribunal Popular Intermediário de Changchun (província de Jilin), no mais recente avanço da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping.

A condenação por corrupção está ligada ao abuso de poder que Tang Renjian cometeu entre 2007 e 2024, período em que ele teria aceitado ilegalmente 268 milhões de yuans (cerca de R$ 200 milhões) em propinas.

A sentença imposta a Tang Renjian é a pena de morte com suspensão condicional de dois anos, acompanhada da perda perpétua dos direitos políticos e do confisco de todos os bens pessoais. Os fundos e juros obtidos ilicitamente serão direcionados ao tesouro estatal, e medidas adicionais de recuperação de ativos ainda serão buscadas.

O ex-ministro ocupou cargos influentes no governo chinês, como diretor-adjunto do gabinete geral do grupo de liderança central para assuntos financeiros e econômicos e governador da província de Gansu.

Sua queda começou em maio de 2024, quando foi investigado e afastado do cargo. Em novembro de 2024, ele foi expulso do Partido Comunista da China e do serviço público. Julgado em 25 de julho deste ano no mesmo tribunal que proferiu a sentença, Tang Renjian declarou-se culpado e expressou remorso.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário