Skip to content Skip to footer

Colapso em Gaza: hospitais fecham, milhares morrem sem tratamento

Hospital Al-Shifa em Gaza
(Foto: Dominic Allen/Unfpa)

Hospitais em Gaza estão à beira do colapso em meio à ofensiva israelense. Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas 19 dos 36 centros hospitalares da Faixa permanecem minimamente operacionais, a maioria em condições precárias, sem anestésicos, combustível e alimentos.

O Al-Shifa, na Cidade de Gaza e maior hospital do território, opera a quase 300% da capacidade, enquanto o Al-Ahli, também na cidade, foi colocado fora de serviço após mais um ataque genocida do Estado de Israel. O colapso generalizado ameaça extinguir o sistema de saúde e ampliar ainda mais a tragédia humanitária que já deixou dezenas de milhares de mortos.

Desde outubro de 2023, mais de 1.700 profissionais de saúde foram mortos em Gaza, enquanto hospitais sobrecarregados recebem centenas de feridos por dia em condições insalubres. Em meio a um massacre que pode ter vitimado mais de 400 mil seres-humanos, a OMS e a Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA) denunciam violações sistemáticas à proteção hospitalar e pedem cessar-fogo imediato.

A escalada da ofensiva já registra centenas de mortes por desnutrição, em um quadro descrito por líderes internacionais como uma das piores crises humanitárias do século.

Enquanto países como Reino Unido, Austrália e Canadá — aliados históricos dos EUA e, por consequência, de Israel — anunciam o reconhecimento do Estado da Palestina, cresce a pressão por um cessar-fogo imediato e pela abertura de corredores humanitários que permitam a entrada de medicamentos, alimentos e combustível, sob pena de aprofundar um extermínio em curso contra a população civil.

Bookmark

Luiz Estrela

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário