Skip to content Skip to footer

Brasil e outros países boicotam discurso de Israel na ONU e deixam Benjamin Netanyahu falando praticamente sozinho

netanyahu_na_onu-944764
(Foto: Ansa/AFP)

Em um gesto de repúdio coordenado, diplomatas brasileiros e de outros países deixaram o plenário da Assembleia Geral da ONU momentos antes do discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta quinta-feira (26). O ato foi justificado por autoridades brasileiras como uma resposta ao descumprimento sistemático, por parte de Israel, de decisões do Tribunal Penal Internacional (TPI) e da Corte Internacional de Justiça (CIJ).

A delegação brasileira reforçou que a medida também reflete a posição do governo Lula de considerar Netanyahu persona non grata em Brasília — status declarado após declarações do israelense comparando ações brasileiras ao Holocausto —, o que inviabilizaria qualquer aparência de legitimidade à sua fala no principal fórum diplomático mundial.

O plenário registrou que enquanto o anúncio de Netanyahu foi recebido com vaias e uma saída massiva de representantes — muitos usando lenços palestinos —, parte das delegações restantes o aplaudiu.

Paralelamente, o gabinete de Netanyahu determinou que sua fala fosse transmitida ao vivo em Gaza através de alto-falantes instalados em caminhões militares junto à fronteira, numa ação classificada como “diplomacia pública”. O governo israelense assegurou que a operação não exporia soldados a riscos.

Netanyahu chegou a Nova York sob tensão jurídica: seu avião desviou de rotas sobre países europeus onde é alvo de ordem de prisão do TPI por supostos crimes de guerra e contra a humanidade. A expectativa é que, após a assembleia, ele se encontre com o presidente norte-americano Donald Trump em Washington.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário