Skip to content Skip to footer

Brasil e outros países boicotam discurso de Israel na ONU e deixam Benjamin Netanyahu falando praticamente sozinho

netanyahu_na_onu-944764
(Foto: Ansa/AFP)

Em um gesto de repúdio coordenado, diplomatas brasileiros e de outros países deixaram o plenário da Assembleia Geral da ONU momentos antes do discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta quinta-feira (26). O ato foi justificado por autoridades brasileiras como uma resposta ao descumprimento sistemático, por parte de Israel, de decisões do Tribunal Penal Internacional (TPI) e da Corte Internacional de Justiça (CIJ).

A delegação brasileira reforçou que a medida também reflete a posição do governo Lula de considerar Netanyahu persona non grata em Brasília — status declarado após declarações do israelense comparando ações brasileiras ao Holocausto —, o que inviabilizaria qualquer aparência de legitimidade à sua fala no principal fórum diplomático mundial.

O plenário registrou que enquanto o anúncio de Netanyahu foi recebido com vaias e uma saída massiva de representantes — muitos usando lenços palestinos —, parte das delegações restantes o aplaudiu.

Paralelamente, o gabinete de Netanyahu determinou que sua fala fosse transmitida ao vivo em Gaza através de alto-falantes instalados em caminhões militares junto à fronteira, numa ação classificada como “diplomacia pública”. O governo israelense assegurou que a operação não exporia soldados a riscos.

Netanyahu chegou a Nova York sob tensão jurídica: seu avião desviou de rotas sobre países europeus onde é alvo de ordem de prisão do TPI por supostos crimes de guerra e contra a humanidade. A expectativa é que, após a assembleia, ele se encontre com o presidente norte-americano Donald Trump em Washington.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário