Skip to content Skip to footer

Após derrubada da “PEC da Bandidagem”, Motta diz não saber se vai pautar anistia

Hugo Motta Câmara anistia votação pauta PEC da Bandidagem
Hugo Motta (Repub-PB): Câmara sob pressão. Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (25), que ainda não sabe se colocará em votação uma proposta de anistia para Jair Bolsonaro (PL-RJ) e os demais condenados pela trama golpista.

Após a derrubada pelo Senado da “PEC da Bandidagem” que exigia autorização prévia do Legislativo para a abertura de processos judiciais contra deputados e senadores, Motta afirma que a decisão vai depender das conversas que o relator da proposta de anistia, deputado Paulinho da Força (SD-SP), está tendo com os líderes das bancadas.


A “PEC da Bandidagem” foi derrubada após manifestações populares tomarem as capitais do Brasil no último domingo. Os protestos também tiveram como alvo a anistia para os golpistas.

PEC foi derrubada após pressão popular

“Não tenho uma temperatura de como está a conversa do relator com as bancadas, preciso de um pouco mais de tempo para entender o sentimento da Casa e decidir se pauto ou não o projeto”, disse Motta.

Desgaste

Questionado se teme que a Câmara passe novamente pelo desgaste de aprovar uma proposta impopular como o texto da anistia, com o risco de ser rejeitado pelo Senado, tal como a “PEC da Bandidagem”, Motta afirmou que cada Casa tem sua independência e seu protagonismo.

“Vamos construindo o diálogo que for necessário para que as Casas interajam no interesse da população”, afirmou. Motta disse que ainda não conversou sobre o tema da anistia com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e negou que haja algum sentimento de traição pelo fato de os senadores terem rejeitado a PEC das Prerrogativas.

“O Senado estava atento às movimentações da Câmara. A Câmara cumpriu seu papel, e o Senado entendeu que não devia seguir”, alegou.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

25 set 2025

Moraes desbloqueia redes sociais de Carla Zambelli

Ministro entendeu que a medida não é mais necessária porque o processo criminal contra a parlamentar já foi encerrado
25 set 2025

Alberto Pereira reivindica o descanso como gesto político 

Autor de “Jesus Pretinho”, o artista chega a Curitiba com exposição sobre memória e resistência negras
25 set 2025

Eduardo Bolsonaro atua nos bastidores para sabotar possível encontro entre Lula e Trump

A estratégia foi revelada por fontes bolsonaristas ao jornalista Túlio Amâncio, que preferiram o anonimato para evitar conflitos com Eduardo e aliados
25 set 2025

Índice de avaliação da Câmara dos Deputados despenca nos últimos dois meses

A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (25), mostrou um descolamento claro na percepção sobre o Congresso Nacional
25 set 2025

Corregedoria indicia delegada por prevaricação após ela acessar sistema policial para investigar o marido assassino de gari

Ela foi indiciada após utilizar o sistema interno da corporação para acompanhar as investigações sobre morte de gari, cometida por seu marido

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário