Skip to content Skip to footer

Em 2018, médicos peritos alertaram Bolsonaro sobre fraudes bilionárias no INSS, afirma associação

Em 2018, médicos peritos alertaram Bolsonaro sobre fraudes bilionárias no INSS, afirma associação.
Crédito: Ton Molina/STF

Às vésperas de assumir o governo, em dezembro de 2018, Jair Bolsonaro foi informado diretamente por representantes da Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais (ANMP) sobre fortes indícios de fraudes e desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com potencial prejuízo de bilhões de reais aos cofres públicos. Os alertas teriam sido feitos em reuniões no gabinete de transição governamental, instalado no CCBB, em Brasília.

De acordo com a entidade, o então presidente eleito participou pessoalmente de um encontro no dia 11 de dezembro, quando ouviu relatos detalhados sobre irregularidades em benefícios como aposentadorias rurais, seguro-defeso e auxílios por incapacidade. A interlocução foi intermediada pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), recém-eleito na época, que afirmou ter levado as denúncias ao conhecimento da equipe de transição.

A ANMP esteve em Brasília em ao menos três ocasiões entre novembro e dezembro de 2018. O primeiro contato ocorreu em 12 de novembro com Onyx Lorenzoni, então coordenador da transição. No encontro, os peritos apresentaram estimativas de impacto das fraudes no déficit previdenciário e discutiram a necessidade de reformas no sistema. Posteriormente, a comitiva foi recebida por Bolsonaro e, já em 2019, pelo então ministro da Cidadania, Osmar Terra.

Os dirigentes Francisco Cardoso (então presidente da ANMP), Luiz Argolo (vice à época) e Samuel Abranques (diretor sindical) conduziram as agendas. Questionada, a associação não se manifestou sobre o conteúdo das reuniões.

Recentemente, o senador Izalci voltou a ser cobrado sobre o assunto durante a CPI do INSS. Em resposta, defendeu Bolsonaro e criticou o que chamou de “narrativa repetitiva” sobre o caso.

Se algum presidente fez alguma coisa concreta [contra as fraudes], chama-se Jair Messias Bolsonaro

afirmou durante sessão da comissão em 8 de setembro.

As informações reforçam que alertas sobre vulnerabilidades na Previdência chegaram ao mais alto nível do governo ainda durante a transição, antes mesmo da posse.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário