Skip to content Skip to footer

Nelson Motta ganha cinebiografia que vai narrar aspectos de sua intensa trajetória na música brasileira

Nelson Motta ganha cinebiografia que vai narrar aspectos de sua intensa trajetória na música brasileira

Nelson Motta, um dos nomes mais influentes da cultura brasileira, terá sua trajetória adaptada para os cinemas. O longa será baseado em seu livro “De cu pra lua”, autobiografia lançada em 2020, e contará com direção de Lírio Ferreira, produção de Gláucia Camargos e roteiro de Walter Macedo Filho.

Jornalista, escritor, compositor e produtor musical, Nelson construiu uma carreira que atravessa diferentes linguagens e formas de arte: da literatura à televisão, da música ao jornalismo. A cinebiografia vai transformar em imagens a intensidade de uma vida marcada pela criatividade e pelo movimento constante. Lírio Ferreira comentou o novo projeto, “Quando eu era menino, vi Nelson Motta na televisão e queria ser como ele. Um sujeito dócil, inteligente, carismático, bonito e que sabia de tudo. Daí sinto uma honra tamanha poder olhar e se aproximar dessa figura que embala tantas pessoas. A partir desse instante, começo a me achar também um sujeito de sorte”.

Na obra literária, cujo título completo é “De cu pra lua: Dramas, comédias e mistérios de um rapaz de sorte”, lançada durante a pandemia, Motta revisita memórias pessoais e profissionais. Em tom íntimo e bem-humorado, remonta episódios de sua juventude, memórias afetivas e momentos que atravessam diferentes épocas da música, do jornalismo, da televisão, da literatura e do entretenimento nacional, que se misturam à história recente do Brasil em suas dimensões culturais, políticas e sociais. Nelson Motta falou sobre a expectativa de ver sua biografia adaptada para o cinema: “Que as pessoas se divirtam acompanhando minha trajetória movida a sorte – e esforço – e seus mistérios. A vida me deu muito e me alegro em compartilhar.”

Nelson também comentou o que ele mais gostaria de ver na tela: “queria ver retratado o meu amor pela aventura e o risco e com o que me ensinou mesmo quando deu errado, e fui aprendendo com o humor.”

A produtora Gláucia Camargos também celebrou a parceria, ressaltando a alegria de poder produzir mais um projeto que fala do Brasil e dos bons brasileiros. “Admiro o Nelson e está sendo um prazer essa convivência. Agradeço ao Walter Macedo essa brilhante ideia e estou feliz em estender a minha parceria com o Lírio”. Glaucia e Lírio estão juntos na adaptação para o cinema da obra de Ferreira Gullar, “Rabo de Foguete”, que será filmado em 2026 no Brasil e na Rússia.

Sobre o livro “De cu pra lua”

O título (um pouco provocativo) polarizou reações, mas virou ponto de interesse. A obra foi recebida com entusiasmo por leitores e crítica, consolidando-se como um registro afetivo e, ao mesmo tempo, histórico da vida de Nelson Motta. Desde seu lançamento em outubro de 2020 pela Editora Estação Brasil, “De cu pra lua”, esteve em ranking de mais vendidos da publicação PublishNews, na categoria “Geral / Mais Vendidos”. Em matérias de crítica e cultura, o livro foi descrito como um relato sincero, rico em memórias e mistérios da “sorte”, com narrativa em terceira pessoa — elementos que chamam a atenção e geram boa recepção literária.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário