O renomado arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu, criador do influente conceito de “cidades-esponja”, faleceu na noite de terça-feira (23) vítima de um acidente aéreo em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A aeronave de pequeno porte em que ele estava caiu na região da Fazenda Barra Mansa, matando todas as quatro pessoas a bordo. As causas do acidente estão sob investigação.
Yu, de 61 anos, estava no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura de São Paulo, onde palestrou na abertura do evento no último dia 19. Em seguida, seguiu para o Pantanal para gravar um documentário sobre sua principal contribuição ao urbanismo: o conceito de “cidades-esponja”, que propõe a gestão sustentável de águas pluviais por meio de soluções baseadas na natureza, integrando-a ao planejamento urbano para prevenir enchentes.
Nascido em uma família de agricultores na província de Zhejiang, Kongjian Yu frequentemente atribuía sua filosofia à sua criação.
Vivi 17 anos como agricultor, isso me ensinou como trabalhar com a natureza
disse em entrevista ao Fantástico em 2023.
Formado pela Universidade Florestal de Beijing e doutor pela Universidade Harvard, ele fundou em 1998 o escritório Turenscape, um dos maiores do mundo em arquitetura paisagística, e era professor na Universidade de Pequim.
- Massive Attack e Cavalera unem forças no Brasil pelo povo indígena e pela Amazônia
- “Conversas de Varanda” promove debate sobre defesa da Amazônia
- Recursos criados para levar água e esgoto a milhões são desviados para novas outorgas, revela estudo
Sua ideia ganhou projeção global após as fortes chuvas que atingiram Pequim em 2012, causando cerca de 80 mortes. O episódio evidenciou a vulnerabilidade das cidades modernas, excessivamente dependentes de concreto, e validou a crítica de Yu, que destacava a eficácia de sistemas naturais de drenagem. A tragédia levou o governo chinês a adotar maciçamente o conceito, aplicando-o em projetos em mais de 70 cidades.
Kongjian Yu deixa um legado que transformou a forma como o mundo enfrenta os desafios das mudanças climáticas no ambiente urbano.
Bookmark