Skip to content Skip to footer

SENTIU: Eduardo Bolsonaro tenta minimizar encontro de Lula e Trump

Eduardo Bolsonaro: deputado não conseguiu disfarçar contrariedade com encontro dos dois presidentes. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não conseguiu disfarçar sua contrariedade com o encontro amistoso entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23). Em publicação nas redes sociais, o filho de Jair Bolsonaro fez “ginástica verbal” para tentar minimizar a possibilidade de aproximação entre os dois estadistas.

“Para quem conhece as estratégias de negociação de Donald Trump, nada do que aconteceu foi surpresa. Ele fez exatamente o que sempre praticou: elevou a tensão, aplicou pressão e, em seguida, reposicionou-se com ainda mais força à mesa de negociações”, alegou o parlamentar, que desde fevereiro vive nos EUA, onde articula sanções contra o Brasil para tentar salvar seu pai da cadeia pela trama golpista.

Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação de Eduardo Bolsonaro

Presidente da Câmara Hugo Motta barra indicação de Eduardo Bolsonaro para Líder da Minoria

PGR denuncia Eduardo Bolsonaro e blogueiro por coação à Justiça no processo do golpe

“Depois disso, sorriu e mostra-se aberto a dialogar em uma posição infinitamente mais confortável, fiel àquilo que sempre defendeu: os interesses dos americanos em primeiro lugar. É a marca registrada de Trump: firmeza estratégica combinada com inteligência política”, escreveu Eduardo, acrescentanto que “longe de causar espanto, sua postura reafirma, mais uma vez, sua genialidade como negociador”.

Trump diz que gostou de Lula e Lula dele

Por mais que Eduardo Bolsonaro tente dizer o contrário, o fato é que Trump abriu caminho para retomar negociações com o Brasil, em seu discurso na ONU. “Eu estava entrando, e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem”, disse Trump.

“Ele parece um cara muito legal, ele gosta de mim e eu gostei dele. E eu só faço negócio com gente de quem eu gosto. Quando não gosto deles, eu não faço. Quando eu não gosto, eu não gosto. Por 39 segundos, nós tivemos uma ótima química e isso é um bom sinal”, comentou o estadunidense.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário