Skip to content Skip to footer

CHANTAGEM: Governo Trump suspende visto de ministro da AGU e outras autoridades brasileiras

O ministro da AGU, Jorge Messias: sanções também atingem pessoas ligadas a Alexandre de Moraes. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo Trump revogou o visto de entrada nos Estados Unidos do Advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, em mais uma nova leva de sanções contra autoridades brasileiras por causa do julgamento e condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. A medida foi confirmada pelo próprio Messias.

Também nesta segunda-feira (22), a esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Viviane de Moraes, foi incluída entre os punidos pela Lei Magnitsky, que aplica restrições financeiras a supostos violadores de direitos humanos.

CHANTAGEM: Governo Trump impõe sanções contra mulher de ministro Moraes

Trump ameaça cassar licenças de TVs críticas ao governo

Advogado de Trump elogia Motta por urgência para a anistia a Bolsonaro

Servidores ligados a ministro Moraes também são atingidos

Outros nomes ligados a Moraes devem ter os vistos cancelados, entre eles José Levi, ex-AGU e ex-secretário-geral do ministro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Benedito Gonçalves, ex-ministro do TSE; Airton Vieira, juiz auxiliar de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF); Marco Antonio Martin Vargas, ex-assessor eleitoral; e Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, juiz auxiliar de Moraes.

Em nota, Messias classificou a medida de “agressão injusta” e disse que recebe a notícia “sem receios”. “Continuarei a desempenhar com vigor e consciência as minhas funções em nome e em favor do povo brasileiro”, disse.

O governo norte-americano já tinha revogado os vistos de Moraes, e dos ministros Gilmar Mendes, Flávio Dino, Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Também tiveram os vistos suspensos outros membros do governo brasileiro.

O advogado-geral da União afirmou ainda que as mais recentes medidas aplicadas pelo governo dos EUA contra autoridades brasileiras e seus familiares agravam “um desarrazoado conjunto de ações unilaterais, totalmente incompatíveis com a pacífica e harmoniosa condução de relações diplomáticas e econômicas edificadas ao longo de 200 anos entre os dois países”.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

12 nov 2025

Debate sobre segurança pública segura crescimento de aprovação de Lula, mostra Quaest

Desde o último mês de julho, a aprovação do Governo vinha oscilando dentro da margem de erro (que é de dois pontos) para cima e a desaprovação, para baixo
10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
12 nov 2025

Casa Dourada convoca a Pan-Amazônia para 30 atos de cultura e ação climática

Casa Dourada convoca a Pan-Amazônia para 30 atos de cultura e ação climática
12 nov 2025

Cantor VT Kebradeira é preso no DF por injúria racial e ameaças a passageira em ônibus

Cantor VT Kebradeira é preso no DF por injúria racial e ameaças a passageira em ônibus
12 nov 2025

PF aponta Rodrigo Manga como chefe de organização criminosa que desviou milhões em Sorocaba

PF aponta Rodrigo Manga como chefe de organização criminosa que desviou milhões em Sorocaba
12 nov 2025

Flipetrópolis 2025 reúne escritores e promove debates sobre literatura em Petrópolis

Evento será realizado de 27 a 30 de novembro, no Palácio de Cristal, com entrada gratuita

Governo Lula rechaça tentativa de bolsonaristas de enfraquecer a PF

Secretário de Tarcísio insiste em exigência de que a PF comunique previamente os estados sobre as operações contra o crime organizado

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário