Skip to content Skip to footer

PEC da Blindagem enfrenta rejeição na CCJ do Senado

Senador Alessandro Vieira (MDB-SE). (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Otto Alencar (PSD-BA), que preside a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, confirmou a escolha do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator da PEC da Blindagem. O texto, articulado por partidos do Centrão, pretende reforçar a proteção de parlamentares diante de investigações criminais, resgatando dispositivos que fizeram parte da Constituição entre 1988 e 2001.

Segundo Otto, a escolha de Vieira se deu pelo perfil jurídico do senador, delegado de carreira e membro atuante da CCJ. O parecer deve ser apresentado nesta quarta-feira (25) e será pela rejeição da proposta. O presidente da comissão declarou que o relator atuará para encerrar de vez o que classificou como um “equívoco parlamentar”.

Vieira confirmou a posição nas redes sociais, destacando que o texto traz prejuízos sérios à democracia e ao combate à corrupção. Para ele, a PEC representa um retrocesso ao recriar barreiras que já blindaram parlamentares no passado — quando, em mais de 250 pedidos de investigação, apenas um foi autorizado pelo Congresso.

A proposta em discussão também prevê estender o foro privilegiado a presidentes nacionais de partidos com representação no Congresso e mudar a forma como são avaliadas prisões em flagrante de parlamentares. Hoje, a decisão é tomada em votação aberta; pela PEC, passaria a ser secreta, sem registro nominal.

Apesar do parecer contrário na CCJ, a PEC pode seguir para votação no plenário do Senado, onde ainda encontra resistências. Otto Alencar já antecipou que não vê chances de aprovação.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário