Skip to content Skip to footer

PT entra com ação criminal e pede indenização contra Valdemar Costa Neto por declarações sem provas sobre 8 de janeiro

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Dois dias após o anúncio de medidas judiciais, o Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou nesta quarta-feira duas ações contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. As ações respondem às declarações do líder liberal feitas no sábado (14), em que atribuiu a “um povo do PT” o início dos ataques de 8 de janeiro de 2023.


Na 6ª Vara Criminal de Brasília, o PT ingressou com uma queixa-crime pedindo a condenação de Costa Neto por difamação, com aplicação das penas máximas previstas no Código Penal. O partido argumenta que o presidente do PL ofendeu gravemente a honra da legenda ao afirmar, durante evento em Itu (SP), que “quem preparou aquilo foi o PT” e que “tem filmagem deles [petistas] saindo de lá tranquilamente”.

A petição destaca que essa versão “já foi exaustivamente refutada por órgãos de imprensa” e por investigações oficiais, que atribuem a autoria dos ataques a grupos bolsonaristas.

Indenização por danos morais


Em ação separada, na 5ª Vara Cível de Brasília, o Diretório Nacional do PT pleiteia o pagamento de R$ 30 mil em indenização por danos morais. Além da reparação financeira, o partido solicita que Valdemar Costa Neto seja judicialmente compelido a provar suas alegações sobre a suposta participação petista nos eventos de 8 de janeiro.

Contexto das declarações


As declarações de Costa Neto foram feitas durante evento em que ele reconheceu que “houve um planejamento de golpe” por parte de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas distinguiu esse suposto planejamento dos ataques de 8 de janeiro, que classificou como “bagunça” orquestrada pelo PT.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário