Skip to content Skip to footer

Demissão após grito de “sem anistia” expõe clima de perseguição em SP

(Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP)

Ivan Paixão, professor e economista de 40 anos, foi demitido da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU) no último dia 8 de setembro, por ordem direta do presidente da empresa, Reinaldo Iapequino.

O profissional prestava consultoria à estatal por meio da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e, dias antes, havia protestado contra o governador Tarcísio de Freitas, gritando “sem anistia” quando ele chegava à Bolsa de Valores para participar de um leilão de concessão de rodovias.

Segundo Ivan, alguém ligado à comitiva do governador teria o fotografado, e um dossiê com seu nome foi elaborado logo após o ato. Internamente, colegas apontam que a demissão teve motivação política, o que afronta a Lei nº 9.029/1995, que proíbe práticas discriminatórias ou limitativas no acesso e manutenção da relação de trabalho.

Procurada, a CDHU não apresentou justificativas formais para a dispensa. O governo paulista, por sua vez, afirma que a decisão foi administrativa e sem relação com manifestações políticas. Fontes próximas ao Palácio dos Bandeirantes classificam como “infundadas” as acusações de retaliação e reforçam que a estatal tem autonomia para reorganizar contratos e equipes conforme seus critérios internos.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores

Por unanimidade, STF mantém condenação de Bolsonaro e demais criminosos

A princípio, Bolsonaro e outros réus não têm direito a um novo recurso para levar o caso para o plenário
10 nov 2025

Governador de extrema direita detona Eduardo Bolsonaro: “Tá falando merda nos EUA”

Mauro Mendes diz que deputado “fez lambança gigante quando ele defendeu o tarifaço do Trump”
10 nov 2025

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’
10 nov 2025

Lula faz apelo na COP30: investir no clima custa menos que financiar guerras

Para ele, a COP30 precisa sair do campo dos discursos e se tornar a “COP da verdade”, onde compromissos se transformem em ações concretas

TIC-TAC: quando Bolsonaro será preso? Saiba os próximos passos

Se os próximos recursos de Bolsonaro forem considerados apenas uma manobra para ganhar tempo, Moraes pode mandá-lo em seguida para a Papuda

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário