Skip to content Skip to footer

Deputado Thiago Manzoni (PL-DF) afirma que mentalidade dos alunos da universidade é “moldada para matar quem pensa diferente”

(Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF)

O deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF) foi alvo de uma nota de repúdio da Universidade de Brasília (UnB) após fazer declarações graves contra a instituição e seus estudantes durante a sessão plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na terça-feira (16/9). O parlamentar afirmou que foi ameaçado por alunos dentro do campus e que a mentalidade dos estudantes é “moldada para matar quem pensa diferente”.

As declarações de Manzoni ocorreram no contexto do debate sobre o assassinato do ativista político norte-americano Charlie Kirk, ocorrido em 10 de setembro em uma universidade de Utah. O deputado usou o caso para criticar o ambiente universitário brasileiro.

Em seu discurso, Manzoni relatou:

Não sei bem quando foi, eu fui à UnB. E eu fui ameaçado, lá na UnB, pelos alunos da UnB. A mentalidade deles está sendo moldada para matar quem pensa diferente

comentou.

O parlamentar afirmou ainda que necessitou de apoio da Polícia Legislativa porque, segundo ele, o campus da UnB “disse que não poderia garantir minha segurança, tamanho era o nível de violência que eles juravam pregar contra mim”.

Manzoni prosseguiu em suas críticas:

Os alunos chamam as pessoas de ‘fascistas’ para ‘poderem matar’

Ele também fez generalizações sobre o perfil dos estudantes:

Na melhor das hipóteses, os estudantes saem da UnB usuários de drogas, maconheiros

Em resposta às acusações, a UnB publicou uma nota de repúdio oficial, na qual classificou as declarações do deputado como “infundadas e graves”. A universidade afirmou que as palavras de Manzoni “desrespeitam estudantes, docentes e técnicos e atacam a missão constitucional das universidades públicas: produzir conhecimento, promover ciência e contribuir para o desenvolvimento do país”.

A instituição reforçou seu “compromisso com a liberdade de pensamento, a pluralidade de ideias e o diálogo democrático”, além de destacar sua tradição como “centro de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”.

Até o momento, Manzoni não apresentou provas ou registros policiais que corroborem sua versão sobre as supostas ameaças sofridas dentro do campus da UnB.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Mais Matérias

24 set 2025

Pinacoteca do Ceará inaugura exposição que explora o corpo em múltiplas dimensões

Com mais de cem obras de 48 artistas consagrados, “Corpos explícitos, corpos ocultos” ocupa a Pinacoteca do Ceará e propõe uma imersão no corpo
24 set 2025

Com atraso, Tarcísio admite que manifestações contra “PEC da Bandidagem” refletem vontade popular

Apesar do discurso, 93% dos deputados do Republicanos, partido de Tarcísio, votou a favor da PEC
24 set 2025

Senado atropela Câmara e aprova isenção de IR até R$ 5 mil

Texto relatado pelo senador Renan Calheiros (MDB-PE), em resposta à demora dos deputados em votar a matéria
24 set 2025

Após manifestações, Senado enterra de vez a “PEC da Bandidagem”

Patrocinada pelo Centrão e bolsonaristas, proposta foi barrada após protestos do último domingo em todas as capitais
24 set 2025

Dívida de Minas Gerais aumenta mais de 60% no governo Zema

Total da dívida de Minas chegou a quase R$ 200 bilhões com governador do Novo no poder

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário