Nova criação da Antropofágica, que celebra 23 anos de trajetória, une teatro e mercado popular agroecológico com cenas ao ar livre na Comuna da Terra Irmã Alberta, assentamento do MST localizado no Território Cultural Okaracy, na Chácara Maria Trindade. Com estreia marcada para o dia 20 de setembro, o festim teatral da companhia segue com apresentações nos dias 20 e 21/09, 18/10, 22/11 e 13/12.
Dirigido por Thiago Reis Vasconcelos, e com colaborações de diversos artistas da cena teatral e dança, como Luciana Bortoletto e da artista convidada da Polônia, Ludmila Ryba (Ludka) — que assina algumas das cenas ao ar livre —, Zoomakia – Aventuras da Dialética e suas Metáforas Botânicas no Labirinto da Criatividade inaugura um formato inédito de “Teatro-Feira”, em celebração aos 23 anos da Companhia Antropofágica e da Comuna da Terra Irmã Alberta.
A cenografia e figurino são assinados pelo artista Márcio Medina, e o elenco é composto por mais de 20 atores.
Ao longo de uma tarde, o público percorre um trajeto por estações cênicas integradas à natureza, com intervenções artísticas populares, instalações, música ao vivo, esculturas em sucata e experiências visuais entre hortas, trilhas e espaços abertos. Todo esse percurso acontece ao lado da Feira Popular Okaracy, que permanece ativa durante as sessões, com comercialização de alimentos orgânicos, livros, comidas e artesanato.
Zoomakia traz cenas inéditas da Antropofágica dirigidas pela Ludmila Ryba — atriz e diretora polonesa que integrou a histórica companhia Cricot 2, de Tadeusz Kantor, e mantém colaboração de mais de uma década com a Antropofágica.
Ter a Ludka presente em nosso trabalho é uma oportunidade de aprofundar nossas pesquisas sobre o teatro em seu sentido internacionalista, desenvolvendo poéticas que contribuam para a continuidade do movimento criativo do grupo.
comentou o diretor Thiago Reis Vasconcelos.
Com mais de 20 artistas em cena e trilha sonora original, Zoomakia foi concebido em duas versões: uma para adultos e outra voltada às infâncias e juventudes. Ambas foram criadas a partir da investigação dos conceitos de adultismo e aetonormatividade, que questionam a imposição da normatividade adulta sobre o tempo da criança. As versões serão apresentadas tanto ao público geral quanto em escolas públicas e privadas.
- Frejat realiza show especial da turnê “Ao Vivo” em São Paulo
- MAM São Paulo abre inscrições para cursos de outubro
- Banda punk paulista Garotos Podres comemora 40 anos de carreira com show no Sesc Belenzinho
Serviço
“Zoomakia – Aventuras da Dialética e suas Metáforas Botânicas no Labirinto da Criatividade” – Teatro-Feira com a Companhia Antropofágica de Teatro.
Dias e horários:
18/10/2025 – Sábado
Feira Popular: 13h às 19h
Sessões: 14h30 – Infância e Juventude
18h – Adulta
22/11/2025 – Sábado
Feira Popular: 13h às 19h
Sessões: 16h – Infância e Juventude
18h – Adulta
13/12/2025 – Sábado
Feira Popular: 13h às 19h
Sessões: 16h – Infância e Juventude
18h – Adulta
Local:
Território Cultural Okaracy – Comuna da Terra Irmã Alberta
Rua Leonel Martiniano 50, Chácara Maria Trindade, São Paulo
(acesso na altura do Km 27,5 da Rodovia Anhanguera, após o primeiro pedágio da rodovia, entrar a direito na alça de acesso para Cajamar, seguir as placas de retorno para São Paulo e antes do pedágio entrar à direita na alça de acesso ao bairro Chácara Maria Trindade, entrar à direita na Rua Leonel Martiniano e seguir até o local)
Classificação Indicativa Espetáculos Adulto e Infância e Juventude:
Livre
Ingressos:
Gratuito – Reserve em: https://www.sympla.com.br/produtor/antropofagica ou na bilheteria 1 hora antes da sessão.
Bookmark