Skip to content Skip to footer

Governo Trump volta a ameaçar o Brasil e Moraes

Trump: Governo dos EUA reafirmou ataques ao Judiciário brasileiro pela condenação de Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR

O vice-secretário de Estado do governo Trump, Christopher Landau, voltou a fazer ameaças ao Brasil e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por causa da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) por liderar uma tentativa de golpe para permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022. Em duas publicações nas redes sociais nesta quarta-feira (17), Landau cobrou que o Brasil “controle” Moraes, e chamou o processo contra Bolsonaro de “farsa política”.

“Os Estados Unidos continuam esperando que o Brasil controle seu descontrolado Juiz Moraes, da Suprema Corte, antes que ele destrua completamente o relacionamento que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”, alegou o trumpista.

CHANTAGEM: Após condenação de Bolsonaro, EUA ameaçam Brasil com novas sanções

New York Times aponta que ‘Brasil teve sucesso onde os EUA falharam’ ao proteger a democracia

Eduardo Bolsonaro sugere envio de caças dos EUA ao Brasil

“Em vez de qualquer tentativa de resolver a crise, o Brasil está permitindo que esse violador de direitos humanos sancionado intensifique seu abuso do processo judicial para perseguir uma agenda descaradamente política”, disse ele.

O vice-secretário também fez referência a um mandado de prisão contra a brasileira Flávia Magalhães, cidadã americana naturalizada residente na Flórida, por postagens em redes sociais com ataques ao Judiciário do Brasil. “Os Estados Unidos não permitirão que o Juiz Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”, afirmou ele.

Landau comentou ainda reportagem da Folha de São Paulo segundo o qual o STF pode decretar a prisão de Bolsonaro em regime fechado, caso o governo Trump imponha novas sanções contra o País e Moraes. “Se essa reportagem for precisa, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em curso no Brasil é uma farsa política. Aqueles que alegam estar seguindo o Estado de Direito não podem aumentar a pena de um réu criminal à luz da resposta de terceiros à sua decisão”, escreveu, acrescentando que como o próprio presidente Trump e outras autoridades estadunidenses já afirmaram, o governo estadunidense “responderão adequadamente a essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais”.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário