Skip to content Skip to footer

Ana Maria Machado é a Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2025 

(Foto: Inventivo Coletivo/Divulgação)

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anuncia que a escritora Ana Maria Machado é a Personalidade Literária da 67ª edição do Prêmio Jabuti. A honraria consagra figuras fundamentais da literatura nacional, que contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da cultura brasileira e a formação de gerações de leitores.
 

Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (2011–2013), a carioca Ana Maria Machado construiu uma trajetória marcada pela versatilidade, pelo diálogo com diferentes públicos e pelo reconhecimento internacional. Autora de mais de cem títulos publicados, entre romances, ensaios, contos e uma vasta produção infantojuvenil, tem obras traduzidas em diversos idiomas e publicadas em mais de 20 países.
 

Ao longo da carreira, recebeu importantes distinções no Brasil e no exterior. Venceu três edições do Prêmio Jabuti: em 1978, com História meio ao contrário (categoria Literatura Infantil); 1997, com Esta força estranha (categoria Infanto/Juvenil); 2000, com Fiz voar meu chapéu (categoria Infanto/Juvenil).

Além dos Jabutis, foi agraciada com o Hans Christian Andersen (2000), considerado o “Nobel da literatura infantil”; o Prêmio Machado de Assis, da ABL (2001), pelo conjunto da obra; o Casa de las Américas (Cuba); o Prêmio Cultura RJ; o Ibero-Americano de Literatura Infantil e o Príncipe Claus (Holanda), entre outros.
 

Formada em Letras pela UFRJ, com pós-graduação em Paris sob a orientação de Roland Barthes, Ana Maria também teve destacada atuação como jornalista em veículos de grande circulação e na BBC de Londres. Lecionou em instituições como UFRJ, PUC-Rio, Sorbonne, Universidade de Berkeley e Oxford. Durante quase duas décadas, foi proprietária de uma livraria no Rio de Janeiro que se tornou um importante polo cultural da cidade.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores
11 nov 2025

Vozes Negras: seminário marca o Mês da Consciência Negra em Curitiba

Evento inédito, que vai unir instituições de Justiça do Paraná, será realizado no dia 18 de novembro, no TRE-PR
11 nov 2025

Documentário com voz de Elza Soares aborda dependência química de mulheres negras e a omissão do Estado

“O Primeiro Beijo” aborda a relação de mulheres negras periféricas com o crack, considerada pela cineasta Urânia Munzanzu como uma “tecnologia de escravização m

Derrite e Tarcísio querem ressuscitar “PEC da Bandidagem”

Enfraquecer o papel da PF no combate às facções só interessa ao crime organizado e aos seus aliados

“Íamos matar meio mundo”: STF começa a julgar “kids pretos”

Mensagens incluem áudios do policial federal Vladimir Matos Soares, que atuava como agente infiltrado na equipe de segurança de Lula
11 nov 2025

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Zanin nega habeas corpus a Renato Cariani e mantém processo na Justiça Estadual

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário