Skip to content Skip to footer

Câmara pode votar urgência de projeto que beneficia Bolsonaro

(Foto: Câmara dos Deputados/Reprodução)

A Câmara dos Deputados deve decidir ainda hoje (17) se dará urgência ao projeto que propõe anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, medida que pode favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro. A movimentação ocorre em meio a tensões políticas após o PT ter se posicionado contra a “PEC da Bandidagem”, o que abriu espaço para discussões sobre possíveis retaliações contra o governo.

O texto, de autoria do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), prevê a anistia total, incluindo Bolsonaro, o que reacendeu disputas internas entre partidos do Centrão. Inicialmente, a expectativa era que a proposta fosse rejeitada, mas a mudança de cenário elevou a incerteza sobre o resultado.

Nos bastidores, há receio de que a insatisfação no Congresso respingue em medidas consideradas prioritárias pelo Planalto, como a Medida Provisória que trata do setor elétrico e pode reduzir a conta de luz, mas perde validade nesta terça-feira.

O tema também mobilizou o Judiciário. Em encontro no Palácio do Planalto, ministros do Supremo Tribunal Federal classificaram a proposta como inconstitucional e uma afronta à Corte. O presidente Lula participou da reunião, na qual os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes reiteraram críticas ao projeto.

Pesquisas de opinião reforçam a divisão na sociedade: levantamento Genial/Quaest aponta que 41% dos brasileiros são contrários a qualquer anistia, enquanto 36% defendem perdão a todos os envolvidos, incluindo Bolsonaro. Outros 10% apoiam a anistia apenas para manifestantes, sem contemplar o ex-presidente. Para o cientista político Felipe Nunes, os dados indicam que não há ambiente popular favorável para uma medida que reverta a inelegibilidade de Bolsonaro.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

10 nov 2025

Qual é a importância das atividades educativas nas áreas de ocupação? 

A Educação Popular em comunidades periféricas e áreas de ocupação tem sido fundamental para o cotidiano dos pais trabalhadores

Por unanimidade, STF mantém condenação de Bolsonaro e demais criminosos

A princípio, Bolsonaro e outros réus não têm direito a um novo recurso para levar o caso para o plenário
10 nov 2025

Governador de extrema direita detona Eduardo Bolsonaro: “Tá falando merda nos EUA”

Mauro Mendes diz que deputado “fez lambança gigante quando ele defendeu o tarifaço do Trump”
10 nov 2025

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’

Michelle Bolsonaro alucina para seguidores cegos e diz que Congresso está ‘de joelhos em frente ao STF’
10 nov 2025

Lula faz apelo na COP30: investir no clima custa menos que financiar guerras

Para ele, a COP30 precisa sair do campo dos discursos e se tornar a “COP da verdade”, onde compromissos se transformem em ações concretas

TIC-TAC: quando Bolsonaro será preso? Saiba os próximos passos

Se os próximos recursos de Bolsonaro forem considerados apenas uma manobra para ganhar tempo, Moraes pode mandá-lo em seguida para a Papuda

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário