O joinvilense Anthony Corrêa Macedo, de 22 anos, foi aprovado na Haute École de Musique de Genève, um dos conservatórios mais renomados da Europa. O jovem fagotista, aluno bolsista do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, começará seus estudos em setembro deste ano, após superar um rigoroso processo seletivo.
Anthony iniciou sua trajetória no Musicarium há cerca de cinco anos e reconhece o papel fundamental da instituição em sua formação no fagote, instrumento de difícil acesso devido ao alto custo e à escassez de professores especializados. “O Musicarium foi extremamente essencial para minha formação no fagote, porque me possibilitou ter contato com professores de fora”, afirma.
O processo de seleção para o Conservatório de Genebra envolveu avaliação por vídeo com repertórios de diferentes períodos musicais, entrevista em francês com o professor da escola e o chefe do departamento de música, além de teste de conhecimentos gerais de solfejo e teoria musical. O domínio do francês foi um diferencial decisivo, possibilitado por uma bolsa de estudos oferecida pelo Musicarium em parceria com a Aliança Francesa, que permitiu ao jovem aprender o idioma, considerado critério importante para a aprovação.
- BK’, Bianca Monteiro e N.I.N.A recebem honrarias no “Cultura é Compromisso”
- “Conversas de Varanda” promove debate sobre defesa da Amazônia
- Peça sobre o livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, tem exibições gratuitas em São Paulo
“Tenho que agradecer ao Musicarium, porque sem ele não seria possível. Foi ele que me deu toda essa iniciação e todas as ferramentas. E se você sabe aproveitar esses recursos que o Musicarium dá, você consegue essa aprovação ou esse sonho de estudar fora ou virar um grande músico também”, destaca Antony.
Localizado em Joinville (SC), o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é um centro de formação de orquestras de jovens músicos, com ensino humanista e de excelência. A instituição atende cerca de 180 alunos bolsistas, oferecendo aulas práticas e teóricas, instrumentos de alta qualidade e contato com professores renomados nacionais e internacionais. É o único centro de formação de orquestras do país que prepara alunos desde a base, a partir de 4 anos de idade.
O Musicarium é considerado uma verdadeira ferramenta de transformação social, revelando talentos e formando cidadãos que contribuem para o futuro da música e da cultura no Brasil. “Estamos felizes em poder proporcionar aos nossos alunos as condições necessárias para que se tornem excelentes profissionais”, ressalta Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium.
Bookmark