Na noite de hoje (13), o Brasil perdeu um de seus maiores artistas: Hermeto Pascoal. O multi-instrumentista alagoano morreu, no hospital Samaritano Barra, na Zona Sudoeste do Rio, aos 89 anos. A informação foi publicada nas redes sociais do músico e confirmada pelo hospital, que destacou que a morte aconteceu “em decorrência de falência múltipla dos órgãos.”
Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música
diz a postagem no Instagram de Hermeto.
No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva
complementou o texto.
Aos 10 anos, Hermeto entrou no universo da música tocando acordeom. Aos 14 anos, já acompanhava o irmão José Neto no rádio, em Recife. Aos 20, seguiu para o Rio. No começo dos anos 1960, se mudou para São Paulo, conquistando o Brasil e o mundo.
- Por que você deveria escutar “The Miseducation of Lauryn Hill”?
- Psica 2025 reúne Martinho da Vila, Jorge Aragão, Nação Zumbi e Dona Onete
- Morre aos 75 anos a cantora Angela Ro Ro, ícone da MPB
Três vezes vencedor do Grammy Latino, Hermeto Pascoal era considerado um gênio da música brasileira, demonstrando uma facilidade impressionante para tocar os mais variados instrumentos, além de conseguir fazer música de qualidade com objetivos pouco usuais nos palcos, entre eles panelas, chaleiras e brinquedos infantis. Para o astro estadunidense Miles Davis, falecido em 1991, Hermeto era “o músico mais impressionante do mundo”.
Recentemente, entre os meses de julho e agosto, Hermeto fez uma série de shows na Europa, passando por diversos países. Ele seria uma das atrações do Festival Acessa BH, em Belo Horizonte, neste sábado (13). A organização do evento publicou uma nota anunciando que, “por motivos de saúde”, Hermeto não participaria mais da apresentação, que seguiu com o seu grupo, Nave Mãe.
Hermeto, que deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos.
Bookmark