Skip to content Skip to footer

Deputados democratas acusam Donald Trump de usar sanções contra o Brasil para proteger o golpista Jair Bolsonaro

(Foto: Alan Santos/PR)

Em uma carta publicada na noite da quinta-feira (11), deputados democratas dos Estados Unidos acusaram o presidente Donald Trump de utilizar a guerra comercial contra o Brasil como forma de proteger o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem se referem como “seu colega golpista”. A manifestação ocorreu logo após a conclusão do julgamento da trama golpista no Brasil.

Os parlamentares, da oposição ao governo norte-americano, afirmaram que os EUA deveriam “apoiar o povo brasileiro enquanto este começa a superar essa ameaça à sua democracia”. No entanto, criticaram que essa trajetória “foi prejudicada pelos esforços do governo Trump para interferir nas instituições democráticas brasileiras”, citando a imposição de uma tarifa de 50% – classificada como ilegal – como uma tentativa de manipular o processo judicial.

A carta é assinada por Gregory W. Meeks, membro sênior do Comitê de Relações Exteriores da Câmara; Joaquin Castro, membro sênior do Subcomitê do Hemisfério Ocidental; e Sydney Kamlager-Dove, copresidente da Bancada Brasileira.

Os democratas sustentam que a medida comercial de Trump rompeu as relações entre os dois países “para defender seu colega golpista”. Eles argumentam que, ao travar uma guerra comercial com esse objetivo, o republicano não apenas fragilizou a aliança bilateral, como também onerou famílias americanas com o que consideram ser “impostos disfarçados”.

Além disso, o texto alerta para danos colaterais aos interesses económicos e de segurança nacional dos Estados Unidos, uma vez que o Brasil tem direcionado cada vez mais suas exportações para a China em detrimento do mercado norte-americano.

A carta conclui com um apelo direto a Trump: “Solicitamos que ponha fim imediatamente aos seus esforços para minar a democracia brasileira e revogue essas tarifas ilegais que impactam a economia americana. Só então poderemos trabalhar para reconstruir esta parceria crucial”.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

04 nov 2025

CPI do Crime Organizado começa com Contarato na presidência e foco em facções e milícias

A CPI terá 120 dias de funcionamento e contará com 11 titulares e 7 suplentes
03 nov 2025

Adeus a Lô Borges: um dos pilares do Clube da Esquina morre aos 73 anos

Artista faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos, segundo informou o Hospital Unimed

Por ordem de Dino, PF investiga 92 políticos por desvios em emendas

Em agosto, o ministro já havia determinado que o TCU fizesse a identificação detalhada das chamadas “emendas individuais”
04 nov 2025

MISOGINIA: ministro do STM manda presidente “estudar” após pedido de perdão por caso Herzog

Maria Elizabeth pediu perdão pelos “erros e as omissões judiciais” a todos que sofreram lutando pela liberdade no Brasil e foi aplaudida
04 nov 2025

Equiparar narcotráfico a terrorismo abre caminho para Trump intervir no Brasil

No primeiro dia de mandato, o presidente estadunidense assinou ordem classificando cartéis de drogas como organizações terroristas
04 nov 2025

Programação de novembro da Biblioteca Pública do Paraná oferece atividades para todos os públicos

Oficinas, atividades para as crianças, BPP Musical e uma programação especial sobre a Consciência Negra são destaques do mês 
04 nov 2025

Brasil reduz emissões, mas segue fora da meta climática global

País lançou 2,145 bilhões de toneladas de CO₂ equivalente na atmosfera, o menor índice desde 2009

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário