Skip to content Skip to footer

Trump reage à condenação de Bolsonaro no STF

(Foto: Getty Images/Reprodução)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado nesta quinta-feira (11) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo da chamada “trama golpista”. A decisão atingiu também outros sete réus, incluindo ex-ministros, ex-comandantes militares e aliados próximos do ex-presidente. A definição das penas deve ocorrer nesta sexta-feira (12).

Entre os condenados estão figuras de peso, como o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o ex-chefe da Casa Civil Braga Netto, o ex-ministro do GSI Augusto Heleno e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Também foram punidos Alexandre Ramagem, hoje deputado federal, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens que colaborou com as investigações.

O julgamento dividiu votos em alguns pontos, mas formou maioria para reconhecer crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição violenta do Estado democrático de direito. Apenas o ministro Luiz Fux divergiu em parte das acusações.

Enquanto a decisão repercutia no Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou surpresa e descontentamento. Ao deixar a Casa Branca em direção a Nova York, ele afirmou que a condenação de Bolsonaro lembra os processos que enfrenta em seu próprio país.

Achei que ele foi um bom presidente do Brasil. É surpreendente que isso esteja acontecendo

disse.

A fala ocorre em meio a um cenário de tensões entre Washington e Brasília. Em julho, Trump já havia imposto tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando perseguição política a Bolsonaro. Nesta semana, a Casa Branca voltou a endurecer o discurso ao mencionar até a possibilidade de “uso de meios militares” em defesa da liberdade de expressão.

O Itamaraty respondeu em nota, rejeitando qualquer ameaça externa contra a democracia brasileira.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

Tribunal militar acata ação para perda de patente de Bolsonaro e declaração de “indignidade”

Medida foi protocolada pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu expulsão de outros militares envolvidos no golpe
19 dez 2025

Sóstenes diz que R$ 400 mil em dinheiro vivo é da venda de imóvel, mas não explica onde ele fica nem quando foi vendido

Sobre os carros alugados, ele afirmou que utiliza os veículos, razão pela qual não se poderia falar em lavagem de dinheiro

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista

Ministro considerou o recurso protelatório e reafirmou que ex-presidente não tem direito aos embargos infringentes
19 dez 2025

Mundo da Lua, da TV Cultura, é indicado ao prêmio Infantil do Rose d’Or Latinos 2026

A nova temporada da série “Mundo da Lua” é uma realização da TV Cultura em parceria com o SESI-SP, com a Mixer Films na produção. O infantil é exibido pela TV C
19 dez 2025

Flávio Dino determina quebra de sigilo bancário de deputados Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy

A quebra de sigilo bancário deve permitir mapear o fluxo financeiro do suposto esquema, identificando destino e ocultação dos recursos desviados. A medida ocorr

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário