Skip to content Skip to footer

“Se o ministro Fux não quiser as provas, é um problema dele”, diz Lula em entrevista

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em entrevista ao Jornal da Band nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Jair Bolsonaro “tentou dar um golpe de Estado” e defendeu que há provas robustas para sustentar a acusação. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta da jornalista Adriana Araúlogo sobre o voto do ministro do STF Luiz Fux, que na véspera votou pela absolvição do ex-presidente.

Lula foi enfático:

Bolsonaro tentou dar um golpe neste país. São dezenas, centenas de provas, de atos, de falas, de discursos, de material por escrito, de tudo o que ele tentou fazer. Se o ministro Fux não quiser as provas, é um problema dele. Eu acho que as provas estão fartas. O ex-presidente, covardemente, articulou tudo, pensou tudo e não teve coragem. Foi embora

disse.

O presidente referia-se ao julgamento da Primeira Turma do STF, que na quarta-feira (10) teve um voto divergente de Fux após mais de 13 horas de sessão. O ministro votou pela absolvição de Bolsonaro em todos os crimes pelos quais foi denunciado pela PGR, incluindo golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.

Até o momento, o placar na Turma está em 2 a 1 pela condenação, com votos favoráveis dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. A defesa de Bolsonaro nega todas as acusações e alega cerceamento por parte do Supremo.

O julgamento segue em andamento e deve definir não apenas o futuro jurídico do ex-presidente, mas também o entendimento do Judiciário sobre os eventos pós-eleição de 2022.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

Congadar: congado psicodélico de MG na resistência contra o racismo e a intolerância

Banda Congadar, de Sete Lagoas, combina guitarras com ritmos derivados de religiões de matriz africana e letras politizadas
30 out 2025

Conheça Thiagson, o professor que defende o funk como caso de política, e não de polícia

Na CPI dos Pancadões, ele expôs o racismo e o moralismo que cercam o funk
01 nov 2025

Operação Contenção: só 42 dos 99 mortos tinham mandado de prisão

O saldo mostra que a maioria dos mortos não era alvo direto da operação
01 nov 2025

Denúncia anônima leva polícia a resgatar homem vítima de cárcere e estupro em Goiânia

A vítima estava trancafiada, com sinais de agressões e em visível estado de desnutrição
01 nov 2025

Jovem morre após ser baleada na cabeça durante tiroteio na Linha Amarela, no Rio

A vítima era passageira de um carro por aplicativo quando levou um tiro na cabeça
01 nov 2025

Operação Nuremberg mira grupo neonazista com atuação em quatro estados

De acordo com o Ministério Público, as investigações apontam que os integrantes promoviam discursos de ódio, antissemitismo e apologia ao nazismo

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário