Skip to content Skip to footer

No primeiro julgamento do 8 de janeiro, Fux votou pela condenação de réu a 17 anos de prisão

Fux: ministro acompanhou integralmente votos de Moraes nos primeiros julgamentos do 8 de janeiro. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Antes de se tornar a principal esperança dos advogados dos réus, o ministro Luiz Fux foi rigoroso ao votar nos primeiros julgamentos de acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Em setembro de 2023, o relator do processo, Alexandre de Moraes, opinou pela condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão em regime fechado. Na ocasião, Fux acompanhou integralmente o voto de Moraes. O mesmo aconteceu nos outros três réus condenados em sequência.

Aécio foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

As provas incluíram vídeos feitos pelo próprio réu dentro do Senado, comemorando as invasões e ameaçando o Estado de Direito. Nas imagens, ele vestia uma camiseta com os dizeres “intervenção militar federal”, comemorava a invasão dos prédios e fazia ameaças a autoridades.

No mesmo dia, Thiago de Assis Mathar também foi condenado a 14 anos de prisão. Fux novamente acompanhou integralmente o voto do relator pela condenação do réu por todos os crimes imputados.

O terceiro réu condenado foi Matheus Lima de Carvalho Lázaro, sentenciado a 17 anos de prisão. Mais uma vez, Fux acolheu totalmente o voto de Moraes.

O quarto condenado foi Moacir José dos Santos, igualmente a 17 anos de prisão. Ele foi preso em flagrante dentro do Palácio do Planalto. A exemplo dos demais casos, o ministro Fux concordou plenamente com a sentença defendida pelo relator.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

30 out 2025

Conheça Thiagson, o professor que defende o funk como caso de política, e não de polícia

Na CPI dos Pancadões, ele expôs o racismo e o moralismo que cercam o funk
31 out 2025

Lula envia ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Antifacção

Objetivo é combater organizações criminosas como PCC e Comando Vermelho; penas podem chegar a 30 anos de prisão
31 out 2025

Direita quer que EUA intervenham no Brasil, diz Gleisi

Nas redes sociais, ministra compara atuação de governadores de oposição à de Eduardo Bolsonaro

Luciano Hang é condenado a indenizar Lula por ofensas

Empresário bolsonarista divulgou ofensas através de faixas levadas por aviões no litoral de Santa Catarina no verão em 2019
31 out 2025

PL de Cláudio Castro vota contra urgência para lei de combate a sonegadores e facções criminosas

Dos 50 votos contrários, 35 vieram da bancada do PL – partido do governador do Rio de Janeiro; veja que votou contra
31 out 2025

Brasil registra menor taxa de desemprego da história, com 5,6% até setembro

Com o resultado, o número de pessoas sem trabalho chegou a 6 milhões, a menor marca já registrada

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário