Skip to content Skip to footer

Para Editorialista do Estadão, Tarcísio se humilha para agradar Bolsonaro

Tarcísio: "Cruzou o Rubicão". (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Em mais um indício de que, ao assumir o discurso extremista do bolsonarismo contra o Judiciário, Tarcísio de Freitas (Repub-SP) começa a perder apoio até da base política e econômica do próprio estado que governa, o editorialista do Estadão voltou à carga nesta terça-feira (09) contra a participação do governador de São Paulo na manifestação do último domingo (07).

Em um texto intitulado “Tarcísio cruza o Rubicão”, o periódico afirma que o político “topou sujar sua imagem de moderado em troca de uma incerta bênção do réu Jair Bolsonaro à sua aventada candidatura à Presidência no ano que vem”.

“Cruzar o Rubicão” significa tomar uma decisão ou dar um passo perigoso e irreversível, que não tem volta. A expressão vem de um evento histórico em 49 a.C., quando Júlio César cruzou o rio Rubicão com seu exército para a Itália, violando uma lei romana e iniciando uma guerra civil que o levou ao poder.

De acordo com o editorialista “o optar pela via incendiária, Tarcísio deu a dimensão de sua aposta: humilhar-se para conquistar o coração do ‘mito’ a qualquer preço”.

Na avaliação do jornal da família paulistana, Tarcísio ultrapassou os limites “ao desferir ataques tão virulentos contra o Supremo Tribunal Federal (STF), e em particular o ministro Alexandre de Moraes”.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 out 2025

Comando Vermelho: meio século entre o cárcere e o caos nas ruas do Rio

A história por trás de um dos grupos armados mais duradouros do Brasil, com alcance global e presente em mais de 20 estados
29 out 2025

Número de mortes em chacina no Rio passa de 130, diz defensoria

De acordo com o órgão, o balanço atualizado soma 128 civis e quatro policiais, totalizando 132 mortos
29 out 2025

Movimentos populares denunciam execuções sumárias e impedimento de socorro a feridos em operação no RJ

Vida dos moradores das favelas está sendo tratada como “dano colateral em operações”, diz federação
29 out 2025

Cinco governadores do RJ foram presos por corrupção

Só Nilo Batista (PDT), governador entre 1994 e 1995; e Benedita da Silva, governadora entre 2002 e 2003 não foram presos
29 out 2025

Governador do RJ deixou de usar R$ 190 milhões repassados pelo governo federal para segurança

Do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), foram transferidos mais R$ 288 milhões
29 out 2025

Governadores de direita fazem política em cima de cadáveres

Bolsonaristas vão ao RJ expressar “solidariedade” a Cláudio Castro, mas todos eles boicotaram a PEC da Segurança enviada ao Congresso em abril

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário