Skip to content Skip to footer

Câmara de BH declara Alexandre de Moraes persona non grata

(Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Em um ato que reflete a intensa distorção de prioridades no país, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou nesta segunda-feira (8) uma moção que declara o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes como persona non grata na capital mineira.

Moção nº 139/2025, de autoria do vereador Pablo Almeida (PL), baseou-se principalmente em dois argumentos:

As sanções internacionais: a moção cita as sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro, incluindo a aplicação da Lei Magnitsky, que congelou seus ativos financeiros no país e proíbe cidadãos americanos de negociar com ele. O texto classifica isso como “uma das mais severas punições” do ordenamento jurídico norte-americano.

O documento também menciona o gesto considerado obsceno feito por Moraes durante um jogo de futebol do Corinthians em julho, afirmando que a atitude “fere a moralidade, o decoro e o respeito” esperados de uma autoridade do seu escalão.

Além disso, a moção acusa o ministro de exercer “atividade político-partidária” e de ser “desidioso no cumprimento dos deveres do cargo”.

A decisão não é um ato administrativo com efeitos práticos diretos (como impedir a entrada do ministro na cidade), mas sim uma manifestação política simbólica. Ela ocorre em um momento de forte confronto entre o STF, liderado em muitas ações por Moraes, e setores do Congresso e do Executivo alinhados à oposição.

Em reação, o vereador Pedro Rousseff (PT) apresentou uma moção de apoio a Alexandre de Moraes, especificamente elogiando sua decisão que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Diferente da moção contrária, esta proposta de apoio não foi rejeitada e segue tramitando na casa.

O episódio ilustra como as instituições políticas locais estão sendo instrumentalizadas pela extrema-direita.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário