Uma das justificativas dadas pelos bolsonaristas para as sanções do governo Trump contra o Brasil tem sido o engajamento do governo Lula no bloco econômico dos BRICS. Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para aumentar a cooperação política, econômica e social entre seus membros, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e uma maior influência na governança global.
Líder do PL – partido de Jair Bolsonaro – na Câmara Federal, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), que hoje adota esse discurso, participou em 2023 de uma viagem em missão oficial do 9.º Fórum Parlamentar dos BRICS em Joanesburgo.
SENTIU! Sóstenes admite derrota da “PEC da Impunidade” e ataca colegas: “preferem se acovardar”
Plano de anistia de bolsonaristas libera crime organizado e milícias
Bolsonaristas ameaçam boicotar projeto contra sexualização de crianças
No evento, o bolsonarista acompanhou debate sobre o tema “Aproveitamento do Multilateralismo e da Diplomacia Parlamentar para Aprofundar a Parceria BRICS e África para a implementação acelerada do Acordo de Livre Comércio Africano”. Ele também participou como relator de discussão sobre a parceria “BRICS e África”. O parlamentar coordenou ainda a discussão sobre um documento por meio do qual os Parlamentos dos países integrantes fecharam uma série de acordos multilaterais.
Para a viagem, Sóstenes recebeu R$ 14 mil em dinheiro público da Câmara.
Bookmark