Skip to content Skip to footer

CPMI do INSS: diretora da CGU afirma que INSS soube das fraudes em 2019, mas ignorou comunicado

(Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Nesta quinta-feira (04), durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, a diretora de Auditoria de Previdência da Controladoria-Geral da União (CGU), Eliane Viegas Mota, revelou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tomou conhecimento das fraudes em aposentadorias em 2019. Ainda de acordo com a depoente, o instituto optou por não fazer nada.

Segundo Eliane Mota, na ocasião, as denúncias foram registradas em canais do Ministério Público do Paraná, que alertou o INSS sobre o aumento de reclamações de beneficiários. Logo na sequência, o MP recomendou que o instituto suspendesse acordos de cooperação técnica com as quatro entidades envolvidas, mas, à época, durante o Governo Bolsonaro, nada foi feito.

No depoimento de ontem, o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), o deputado bolsonarista Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), ainda questionou Eliane se a CGU só tinha tomado conhecimento das irregularidades em 2019. “Eu não tenho acesso, não tenho conhecimento, a nenhum registro anterior”, respondeu a servidora da Controladoria-Geral da União.

Ainda de acordo com Eliane, a auditoria da CGU com o INSS só foi iniciada em março de 2024, quando ela se reuniu com o ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto. Na ocasião, Stefanutto afirmou que iria tomar providências sobre as fraudes, mas não suspendeu os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com as entidades envolvidas.

Um mês depois, em abril, Stefanutto foi afastado do instituto após ser alvo da megaoperação da Polícia Federal (PF) contra o esquema de fraudes no INSS, que revelou nacionalmente o desvio de aposentadorias por meio de descontos não autorizados pelos beneficiários.

Bookmark

Mais Matérias

05 set 2025
Em apenas oito meses deste ano, despesa de parlamentares de Apucarana com viagens custou R$ 479 mil aos cofres públicos
05 set 2025
Além dos problemas de saúde, o professor enfrentava episódios de assédio e hostilidade no ambiente escolar
05 set 2025
Caso começou a ser investigado após denúncias de servidores sobre aumento significativo de eutanásias
05 set 2025
Diretor deixa um legado de mais de cem obras, entre curtas, médias e longas-metragens
Proposta é tão ampla que, caso aprovada, livraria de condenações integrantes de facções como o PCC

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário