Skip to content Skip to footer

Itaú Cultural recebe Ocupação Ailton Krenak, mostra dedicada a um dos maiores pensadores do Brasil

Ao longo de sua vida, Krenak consolidou-se como referência na defesa do meio ambiente, da humanidade e da espiritualidade, trazendo para o centro do debate temas urgentes sobre natureza e futuro. (Foto: Alexandre Muniz/Divulgação)

A partir desta quinta-feira (4), o Itaú Cultural, em São Paulo, apresenta a Ocupação Ailton Krenak, uma exposição que reúne arte, memória, poesia e ativismo indígena para celebrar a vida e o pensamento de um dos mais importantes intelectuais contemporâneos do Brasil. A mostra, que fica em cartaz até 23 de novembro de 2025, convida o público a mergulhar na trajetória de Krenak, porta-voz fundamental da causa indígena no país e no exterior. Ao longo de sua vida, Krenak consolidou-se como referência na defesa do meio ambiente, da humanidade e da espiritualidade, trazendo para o centro do debate temas urgentes sobre natureza e futuro.

A exposição ocupa o piso térreo do Itaú Cultural e apresenta mais de 90 peças entre livros, desenhos, fotografias, manuscritos, poemas e registros em vídeo. Os materiais revisitam desde sua militância na Constituinte até o momento em que se tornou o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. O espaço também resgata a relação de Krenak com o Rio Doce, território ancestral de seu povo, e mostra como sua voz continua ecoando contra a lógica do consumo e da destruição.

Além da dimensão expositiva, a Ocupação conta com uma publicação impressa (também disponível on-line) e um site especial no endereço itaucultural.org.br/ocupacao, com conteúdos exclusivos. Na língua Krenak, “Ocupação” se traduz como Men am-ním, um convite a desacelerar, conceber novos horizontes e descolonizar o olhar.

Nascido em 1953, no Vale do Rio Doce (MG), Ailton Krenak é autor de obras que se tornaram referência em tempos de crise, como Ideias para adiar o fim do mundo, A vida não é útil e Futuro ancestral. Também foi responsável por iniciativas pioneiras, como o Programa de Índio, o Jornal Indígena e o Núcleo de Cultura Indígena (NCI), que ampliaram e fortaleceram a voz dos povos originários no Brasil.

Serviço

De 4 de setembro a 23 de novembro de 2025
Entrada gratuita
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149, Bela Vista – São Paulo (SP)
Local acessível para cadeirantes
itaucultural.org.br/ocupacao

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário