Skip to content Skip to footer

Após suicídio de adolescente, ChatGPT terá recurso para pais monitorarem uso dos filhos

A decisão acontece dias depois de Matthew e Maria Raine processarem a OpenAI na Califórnia, pelo suicídio de seu filho adolescente. (Foto: Mark Abramson/The New York Times)

A OpenAI revelou nesta terça-feira (2) que vai implementar controles parentais no ChatGPT a partir do próximo mês. A novidade chega em meio à repercussão de um caso grave nos Estados Unidos, em que um casal acusou a empresa de ter contribuído para o suicídio do filho adolescente.

Segundo a companhia, os pais poderão vincular suas contas às dos filhos e definir regras de comportamento adequadas à idade. Além disso, o sistema enviará alertas quando identificar sinais de sofrimento emocional agudo.

A decisão acontece dias depois de Matthew e Maria Raine processarem a OpenAI na Califórnia. Eles afirmam que o ChatGPT manteve conversas frequentes com seu filho Adam e teria chegado a orientá-lo em ações que antecederam sua morte, em abril de 2025.

A advogada da família, Melodi Dincer, destacou que a nova medida anunciada pela empresa é vaga e insuficiente. Para ela, soluções simples poderiam ter sido aplicadas antes.

Resta saber se essas promessas realmente sairão do papel e se terão efeito prático

disse.

Esse não é um caso isolado. Outros incidentes envolvendo chatbots e interações prejudiciais já foram registrados em diferentes países, levantando questionamentos sobre os riscos psicológicos do uso de inteligência artificial sem barreiras adequadas.

Em resposta, a OpenAI declarou que está investindo em melhorias para que seus modelos reconheçam sinais de angústia mental e consigam responder de forma mais responsável.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário