Skip to content Skip to footer

Após suicídio de adolescente, ChatGPT terá recurso para pais monitorarem uso dos filhos

A decisão acontece dias depois de Matthew e Maria Raine processarem a OpenAI na Califórnia, pelo suicídio de seu filho adolescente. (Foto: Mark Abramson/The New York Times)

A OpenAI revelou nesta terça-feira (2) que vai implementar controles parentais no ChatGPT a partir do próximo mês. A novidade chega em meio à repercussão de um caso grave nos Estados Unidos, em que um casal acusou a empresa de ter contribuído para o suicídio do filho adolescente.

Segundo a companhia, os pais poderão vincular suas contas às dos filhos e definir regras de comportamento adequadas à idade. Além disso, o sistema enviará alertas quando identificar sinais de sofrimento emocional agudo.

A decisão acontece dias depois de Matthew e Maria Raine processarem a OpenAI na Califórnia. Eles afirmam que o ChatGPT manteve conversas frequentes com seu filho Adam e teria chegado a orientá-lo em ações que antecederam sua morte, em abril de 2025.

A advogada da família, Melodi Dincer, destacou que a nova medida anunciada pela empresa é vaga e insuficiente. Para ela, soluções simples poderiam ter sido aplicadas antes.

Resta saber se essas promessas realmente sairão do papel e se terão efeito prático

disse.

Esse não é um caso isolado. Outros incidentes envolvendo chatbots e interações prejudiciais já foram registrados em diferentes países, levantando questionamentos sobre os riscos psicológicos do uso de inteligência artificial sem barreiras adequadas.

Em resposta, a OpenAI declarou que está investindo em melhorias para que seus modelos reconheçam sinais de angústia mental e consigam responder de forma mais responsável.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário