Skip to content Skip to footer

Microfone aberto flagra conversa sobre “imortalidade” entre Putin e Xi em desfile militar

Vladimir Putin e Xi Jinping: conversa sobre transplante de órgãos e "imortalidade". ((Foto: Alexander Kazakov/POOL/AFP)

Um episódio um tanto quanto estranho foi captado durante desfile militar que celebrou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Sino-Japonesa. Uma conversa entre Vladimir Putin e Xi Jinping foi captada por um microfone aberto da TV estatal chinesa, e o tema era nada peculiar: a possibilidade de transplantes de órgãos proporcionarem a conquista da imortalidade. Não demorou muito para esse momento ser reproduzido pelos veículos internacionais.

Enquanto caminhavam juntos pela Praça Tiananmen, os líderes da Rússia e da China trocaram impressões sobre os avanços da biotecnologia. O intérprete de Putin foi ouvido dizendo que transplantes de órgãos poderiam, no futuro, até proporcionar “imortalidade”. Xi respondeu destacando previsões de que a expectativa de vida humana pode chegar a 150 anos ainda neste século. Mais tarde, Putin confirmou a jornalistas que discutiu com Xi possibilidades de aumento significativo da longevidade.

A cena ocorreu diante de outros chefes de Estado convidados para a cerimônia, incluindo Kim Jong-un, da Coreia do Norte, que acompanhava sorridente a conversa, embora não estivesse claro se recebeu tradução simultânea do diálogo.

O evento foi marcado por forte simbolismo político e militar. A China exibiu equipamentos bélicos de fabricação própria e reuniu aliados estratégicos em uma clara demonstração de poder diante do Ocidente. Além de Putin e Kim, participaram o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, e outros líderes próximos a Pequim e Moscou.

Xi ainda reforçou seu apoio ao Irã, em reuniões bilaterais ao desfile. O líder chinês também exaltou a parceria com a Rússia, classificando o pais como um “exemplo de resistência às pressões internacionais”. Ficou claro que o governo chinês se esforça para conquistar alianças fora da órbita dos EUA e da Otan, de olho em uma nova projeção de sua narrativa geopolítica no cenário global.

Bookmark

Mais Matérias

05 set 2025
Em apenas oito meses deste ano, despesa de parlamentares de Apucarana com viagens custou R$ 479 mil aos cofres públicos
05 set 2025
Além dos problemas de saúde, o professor enfrentava episódios de assédio e hostilidade no ambiente escolar
05 set 2025
Caso começou a ser investigado após denúncias de servidores sobre aumento significativo de eutanásias
05 set 2025
Diretor deixa um legado de mais de cem obras, entre curtas, médias e longas-metragens
Proposta é tão ampla que, caso aprovada, livraria de condenações integrantes de facções como o PCC

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário