Skip to content Skip to footer

Microfone aberto flagra conversa sobre “imortalidade” entre Putin e Xi em desfile militar

Vladimir Putin e Xi Jinping: conversa sobre transplante de órgãos e "imortalidade". ((Foto: Alexander Kazakov/POOL/AFP)

Um episódio um tanto quanto estranho foi captado durante desfile militar que celebrou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Sino-Japonesa. Uma conversa entre Vladimir Putin e Xi Jinping foi captada por um microfone aberto da TV estatal chinesa, e o tema era nada peculiar: a possibilidade de transplantes de órgãos proporcionarem a conquista da imortalidade. Não demorou muito para esse momento ser reproduzido pelos veículos internacionais.

Enquanto caminhavam juntos pela Praça Tiananmen, os líderes da Rússia e da China trocaram impressões sobre os avanços da biotecnologia. O intérprete de Putin foi ouvido dizendo que transplantes de órgãos poderiam, no futuro, até proporcionar “imortalidade”. Xi respondeu destacando previsões de que a expectativa de vida humana pode chegar a 150 anos ainda neste século. Mais tarde, Putin confirmou a jornalistas que discutiu com Xi possibilidades de aumento significativo da longevidade.

A cena ocorreu diante de outros chefes de Estado convidados para a cerimônia, incluindo Kim Jong-un, da Coreia do Norte, que acompanhava sorridente a conversa, embora não estivesse claro se recebeu tradução simultânea do diálogo.

O evento foi marcado por forte simbolismo político e militar. A China exibiu equipamentos bélicos de fabricação própria e reuniu aliados estratégicos em uma clara demonstração de poder diante do Ocidente. Além de Putin e Kim, participaram o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, e outros líderes próximos a Pequim e Moscou.

Xi ainda reforçou seu apoio ao Irã, em reuniões bilaterais ao desfile. O líder chinês também exaltou a parceria com a Rússia, classificando o pais como um “exemplo de resistência às pressões internacionais”. Ficou claro que o governo chinês se esforça para conquistar alianças fora da órbita dos EUA e da Otan, de olho em uma nova projeção de sua narrativa geopolítica no cenário global.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário