Skip to content Skip to footer

Exposição “Para todo sonho, chão” ocupa Museu Bispo do Rosário com obras que unem arte e debate social

(Imagem: Divulgação)

Após duas edições itinerantes que promoveram encontros espontâneos entre transeuntes e obras de arte em espaços públicos do Rio de Janeiro, o projeto Casa Pública estabelece sede temporária na galeria do Ateliê Gaia, no Museu Bispo do Rosário, em Jacarepaguá. A iniciativa, contemplada pelo edital Nossos Museus da SECEC RJ, resultou na exposição “Para todo sonho, chão”, que será inaugurada no dia 3 de setembro, às 14h, com entrada gratuita.

A mostra é um desdobramento da Residência Pública: do corpo ao território — primeiro programa de residência artística da plataforma — e reúne trabalhos das diretoras do Casa Pública, Mery Horta e Mariana Paraizo, dos artistas convidados Rafael Amorim e Ju Morais, e de 11 artistas do Ateliê Gaia, com curadoria de Carolina Rodrigues, Napê Rocha e Geovana Melo, da equipe do museu.

Ao longo de dois meses, o processo criativo incluiu conversas, trocas de experiências e itinerâncias pelo território da Colônia — área de dimensões equivalentes ao bairro de Copacabana —, intrinsicamente ligado à história do museu e dos artistas locais. Desse diálogo, surgiram as 28 obras que compõem a exposição, articulando reflexões sobre acesso à moradia, saúde mental, corporeidade e a relação entre o público e o privado.

Sonhar é vital, e ter um chão para tal é tão importante quanto

reflete Mery Horta, diretora do Casa Pública.

A exposição parte de discussões sobre seguridade física e emocional, necessárias tanto para sonhar acordado, com a conquista de uma casa, quanto para adentrar o universo onírico

disse Mery.

Napê Rocha, curadora e coordenadora de residência do museu, destaca a importância do território e do caráter processual da mostra:

O Ateliê Gaia reúne artistas que vivenciam cotidianamente o museu, um espaço que valoriza relações com as pessoas e sua história

afirmou Napê.

Além da exposição, o projeto inclui uma programação expandida com performances e oficinas gratuitas. No dia 20 de setembro, às 14h, uma ação coletiva percorrerá o trajeto do museu até uma praça simbólica no entorno, onde obras serão ativadas em espaço público. As oficinas, ministradas pelos artistas participantes, abordarão técnicas como costura, pintura, impressão e criação textual, para diferentes faixas etárias.

A exposição permanece em cartaz até 18 de outubro, de terça a sábado, das 9h às 17h, no Museu Bispo do Rosário, na Estrada Rodrigues Caldas, 3400, em Jacarepaguá.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

30 nov 2025

G10 Favelas: conheça o movimento que está redesenhando o papel das favelas na economia brasileira

União de lideranças comunitárias vem gerando impacto social, inovação e novas oportunidades em todo o país
30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
30 nov 2025

Expectativa de vida no Brasil chega a 76,6 anos

O resultado confirma a recuperação do indicador após a forte queda registrada em 2021, no auge da pandemia
30 nov 2025

Cachê com dinheiro público faz Anitta desistir de evento em Natal

A recusa foi confirmada pela secretária municipal de Turismo durante entrevista a uma emissora local nesta quinta-feira (27)

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário