Skip to content Skip to footer

Crise política na Argentina: Justiça proíbe divulgação de áudios de Karina Milei

O Executivo classificou o episódio como uma “operação de inteligência ilegal” e acionou a Justiça para barrar a divulgação. (Foto: Luis Robayo/AFP)

A Justiça argentina determinou nesta segunda-feira (1º) a suspensão imediata da circulação de áudios atribuídos a Karina Milei, irmã e braço direito do presidente Javier Milei. As gravações foram divulgadas por um canal de streaming e trazem falas da secretária-geral da Presidência pedindo união dentro do governo, que passa por uma série de denúncias de corrupção.

O Executivo classificou o episódio como uma “operação de inteligência ilegal” e acionou a Justiça para barrar a divulgação. Isso acabou sendo mais um fator determinando para agravar a crise no alto escalão do governo argentino, em relação às denúncias de corrupção.

O caso ganhou força após o vazamento de outra gravação, em agosto, na qual Diego Spagnuolo, ex-diretor da agência de Deficiência (Andis), acusava Karina Milei de receber propina em contratos de medicamentos.

Segundo ele, haveria um esquema de cobrança de até 8% sobre o faturamento de farmacêuticas, o que poderia render milhões de dólares mensais. Spagnuolo foi demitido, mas suas acusações levaram a buscas e apreensões em diferentes locais.

Apesar do pedido realizado, nesta semana, pelo Ministério da Segurança, solicitando autorização judicial para realizar a apreensão dos equipamentos do canal que divulgou os áudios, nenhuma permissão foi concedida. O Ministério também possui interesse em penalizar os jornalistas envolvidos na publicação do material.

Karina Milei permanece em silêncio, enquanto o presidente reagiu com veemência.

Tudo o que ele [Spagnuolo] diz é mentira. Vamos provar na Justiça

declarou Javier Milei em ato de campanha na semana passada, marcado por protestos e hostilidade contra sua comitiva.
Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário