Skip to content Skip to footer

PP e União Brasil decidem deixar o governo Lula, mas querem manter parte dos cargos

Ciro Nogueira (PP-PI); senador sonha em ser vice de Tarcísio em 2026. (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)

O PP e o União Brasil decidiram nesta terça-feira (02) deixar o governo Lula, mas querem manter parte dos cargos que ocupam no Executivo Federal. Pela decisão, sairiam de seus postos os deputados federais licenciados e ministros do Esporte, André Fufuca (PP-MA); e do Turismo, Celso Sabino (União-PA).

Já os ministros do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e das Comunicações, Frederico Siqueira Filho – ambos indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), permaneceriam nos cargos, assim como o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, apadrinhado pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A saída dos dois partidos da base governista teria sido impulsionada pelas declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião ministerial na semana passada. Na ocasião, Lula cobrou dos ministros das duas legendas, apoio às pautas do governo no Congresso.

Por trás da movimentação de PP e União – que recentemente aprovaram a formação da federação “União Progressista – também estão as articulações para as eleições presidenciais de 2026. As siglas pretendem apoiar a pré-candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Repub). O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, sonha em ser candidato a vice na chapa de Tarcísio.

Além de deixar o governo, as legendas decidiram também apoiar um projeto de anistia para livrar Jair Bolsonaro (PL-RJ) da condenação pela tentativa de golpe de Estado.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário