Skip to content Skip to footer

Supremo inicia análise do papel de Cid na trama golpista

Cid responde por uma série de acusações graves, como participação em organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O Supremo Tribunal Federal iniciou nesta terça-feira (2) um dos julgamentos mais aguardados envolvendo os ataques à democracia. Uma das principais figuras no processo é o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e que se tornou um dos algozes do ex-presidente, ao se tornar delator premiado.

Cid responde por uma série de acusações graves, como participação em organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Também está no centro das denúncias de dano ao patrimônio da União e deterioração de bem tombado. A soma de todas as penas previstas deve ultrapassar os 20 anos de prisão, levando em conta as circunstâncias que serão avaliadas pelo ministros durante o julgamento.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, o militar não era apenas um executor de ordens, mas parte estratégica da trama golpista. O órgão aponta que ele atuava como intermediário direto do então presidente, transmitindo instruções e auxiliando na operacionalização de planos que incluíam a chamada “minuta do golpe”. Para o procurador-geral Paulo Gonet, sua colaboração com a Justiça foi importante para desvelar documentos e esquemas de ruptura institucional.

A defesa, por outro lado, insiste que Mauro Cid jamais integrou qualquer conspiração. Advogados afirmam que o oficial cumpria apenas funções administrativas e que, ao colaborar com as investigações, contribuiu de maneira decisiva para o avanço do caso. Eles pedem a preservação dos benefícios previstos no acordo de delação e reforçam que ele não pode ser tratado como articulador ou líder do movimento.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário