Skip to content Skip to footer

Contraste da coragem: ausência de Bolsonaro em seu julgamento reforça o caráter corajoso de Dilma Rousseff

Dilma Rousseff enfrentou seu processo de impeachment, presencialmente e com integridade, ao contrário do ex-presidente, que preferiu se ausentar do seu julgamento no STF. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu a memória dos processos políticos recentes no país, destacando um contraste de posturas adotadas por chefes do Executivo alvo de ações na Corte.

Em 2016, durante seu processo de impeachment, a então presidenta Dilma Rousseff compareceu pessoalmente às sessões no Senado Federal. Sua presença, registrada pela imprensa, foi amplamente notada pela postura de enfrentamento político direto, assim como fez quando foi presa e torturada pelo regime militar, defendido por Bolsonaro e seus apoiadores.

O ex-presidente e líder da extrema-direita, Jair Bolsonaro, optou por uma estratégia diferente e não compareceu ao início de seu julgamento pela Primeira Turma do STF nesta terça-feira (2). Sua defesa justificou a ausência com base em razões de saúde, citando complicações decorrentes do atentado a faca que sofreu em 2018.

Embora a estratégia processual seja válida, o significado político é forte. Jair Bolsonaro se notabiliza pela ausência de coragem e pelo abandono de aliados que são presos ou considerados traidores por sua claque.

Dilma disse que a história mostraria a verdade. Sempre mostra.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário