Skip to content Skip to footer

Contraste da coragem: ausência de Bolsonaro em seu julgamento reforça o caráter corajoso de Dilma Rousseff

Dilma Rousseff enfrentou seu processo de impeachment, presencialmente e com integridade, ao contrário do ex-presidente, que preferiu se ausentar do seu julgamento no STF. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu a memória dos processos políticos recentes no país, destacando um contraste de posturas adotadas por chefes do Executivo alvo de ações na Corte.

Em 2016, durante seu processo de impeachment, a então presidenta Dilma Rousseff compareceu pessoalmente às sessões no Senado Federal. Sua presença, registrada pela imprensa, foi amplamente notada pela postura de enfrentamento político direto, assim como fez quando foi presa e torturada pelo regime militar, defendido por Bolsonaro e seus apoiadores.

O ex-presidente e líder da extrema-direita, Jair Bolsonaro, optou por uma estratégia diferente e não compareceu ao início de seu julgamento pela Primeira Turma do STF nesta terça-feira (2). Sua defesa justificou a ausência com base em razões de saúde, citando complicações decorrentes do atentado a faca que sofreu em 2018.

Embora a estratégia processual seja válida, o significado político é forte. Jair Bolsonaro se notabiliza pela ausência de coragem e pelo abandono de aliados que são presos ou considerados traidores por sua claque.

Dilma disse que a história mostraria a verdade. Sempre mostra.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário