Skip to content Skip to footer

X será obrigado a fornecer dados de perfis fakes que atacaram Marielle Franco

Publicações traziam montagens com imagens falsas nas quais Marielle aparecia decapitada, ensanguentada e alvo de tiros. (Foto: Mídia Ninja/Reprodução)

A rede social X (antigo Twitter) será obrigada a fornecer os registros de IP de usuários que repostaram publicações ofensivas e abusivas à memória da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

A decisão foi da 16ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que estipulou uma multa diária de de R$ 50 mil caso a determinação não seja cumprida em até 15 dias.

A ação foi movida por familiares de Marielle, que pediram a exclusão de conteúdos manipulados e ofensivos à imagem da parlamentar e a entrega de dados de identificação de todos os usuários que visualizaram, curtiram, comentaram ou compartilharam o material.

O colegiado, no entanto, acolheu parcialmente o recurso da plataforma, obrigando o fornecimento dos IPs apenas de quem republicou as postagens ilícitas.

As publicações traziam montagens com imagens falsas nas quais Marielle aparecia decapitada, ensanguentada e alvo de tiros, além de acusações difamatórias e discursos de ódio sobre sua trajetória política e sua vida pessoal.

Bookmark

Mais Matérias

06 set 2025
Música faz parte do álbum composto por eles, “A Universa Me Sorriu – Minhas Canções Com Ronaldo Bastos”, que será lançado dia 26 de setembro
06 set 2025
Mostra conecta o cinema brasileiro à produção internacional, com destaque para a América Latina, e acontece em oito espaços culturais da cidade
06 set 2025
De acordo com testemunhas, os militantes entraram no prédio da faculdade e arrancaram cartazes que, segundo eles, seriam “propaganda política comunista”
06 set 2025
Filme estreia nas salas brasileiras no dia 11 de setembro após conquistar cinco candangos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
05 set 2025
Em apenas oito meses deste ano, despesa de parlamentares de Apucarana com viagens custou R$ 479 mil aos cofres públicos

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário