Skip to content Skip to footer

Eduardo Bolsonaro manipula texto do New York Times

Na versão manipulada por Eduardo, sumiram as passagens em que o jornal qualificava o julgamento como “uma vitória significativa para a democracia”. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Às vésperas do julgamento de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro publicou neste domingo (31) em suas redes sociais um print adulterado de uma reportagem do The New York Times.

Ele suprimiu trechos que condenavam o golpismo e reconheciam ações em defesa da democracia, sugerindo falsamente que o jornal “reconhecia abusos” de Alexandre de Moraes. A postagem foi apagada depois que a fraude foi desmascarada por usuários, que compararam a imagem com o texto original disponível no site do NYT.

Na versão manipulada por Eduardo, sumiram as passagens em que o jornal qualificava o julgamento como “uma vitória significativa para a democracia”. O texto original, publicado em inglês, afirmava que “muitos cidadãos do Brasil, assim como observadores nos Estados Unidos, percebem esse desfecho como uma vitória significativa para a democracia” — linha que dava o tom condenatório ao golpismo de Jair Bolsonaro e foi simplesmente eliminada.

O resultado foi um falso retrato em que o jornal norte-americano pareceria endossar a narrativa bolsonarista no ataque às instituições. A adulteração não se limitou a omitir elogios à democracia: outras passagens do original, que descreviam o julgamento de Bolsonaro como resposta a um “perigo sem precedentes” contra as instituições, também desapareceram da montagem.

Além de publicar a montagem, Eduardo Bolsonaro distribuiu a imagem em grupos de apoiadores e voltou a insinuar perseguição política contra seu pai, em sintonia com discursos da extrema direita internacional.

Na véspera do julgamento histórico no Supremo, o caso também foi levado ao Conselho de Ética da Câmara, que analisará possível quebra de decoro parlamentar que, atualmente, reside nos Estados Unidos fazendo lobby por sanções ao Brasil.

Bookmark

Mais Matérias

02 set 2025
Ministro destacou que o papel da Corte é julgar com estrita imparcialidade, “ignorando pressões internas ou externas”
02 set 2025
De 03 a 07 de setembro, evento reúne autores, coletivos e editoras independentes em debates, saraus, slams e atividades para todas as idades
02 set 2025
Filme foi consagrado com o Grand Prix da Federação Internacional de Crítica Cinematográfica (FIPRESCI), a mais importante premiação da entidade
Dilma Rousseff marcou presença no impeachment; Bolsonaro opta por se afastar do STF
02 set 2025
A ausência de parlamentares alinhados a Bolsonaro reforça a estratégia de distanciamento da defesa do ex-presidente, que também optou por não comparecer

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário