Skip to content Skip to footer

Eduardo Bolsonaro manipula texto do New York Times

Na versão manipulada por Eduardo, sumiram as passagens em que o jornal qualificava o julgamento como “uma vitória significativa para a democracia”. (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Às vésperas do julgamento de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro publicou neste domingo (31) em suas redes sociais um print adulterado de uma reportagem do The New York Times.

Ele suprimiu trechos que condenavam o golpismo e reconheciam ações em defesa da democracia, sugerindo falsamente que o jornal “reconhecia abusos” de Alexandre de Moraes. A postagem foi apagada depois que a fraude foi desmascarada por usuários, que compararam a imagem com o texto original disponível no site do NYT.

Na versão manipulada por Eduardo, sumiram as passagens em que o jornal qualificava o julgamento como “uma vitória significativa para a democracia”. O texto original, publicado em inglês, afirmava que “muitos cidadãos do Brasil, assim como observadores nos Estados Unidos, percebem esse desfecho como uma vitória significativa para a democracia” — linha que dava o tom condenatório ao golpismo de Jair Bolsonaro e foi simplesmente eliminada.

O resultado foi um falso retrato em que o jornal norte-americano pareceria endossar a narrativa bolsonarista no ataque às instituições. A adulteração não se limitou a omitir elogios à democracia: outras passagens do original, que descreviam o julgamento de Bolsonaro como resposta a um “perigo sem precedentes” contra as instituições, também desapareceram da montagem.

Além de publicar a montagem, Eduardo Bolsonaro distribuiu a imagem em grupos de apoiadores e voltou a insinuar perseguição política contra seu pai, em sintonia com discursos da extrema direita internacional.

Na véspera do julgamento histórico no Supremo, o caso também foi levado ao Conselho de Ética da Câmara, que analisará possível quebra de decoro parlamentar que, atualmente, reside nos Estados Unidos fazendo lobby por sanções ao Brasil.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário