Skip to content Skip to footer

Homem negro é morto por segurança ao entrar com cachorro em supermercado em Santo André

O caso gerou comoção e mobilizou movimentos sociais contra a violência racial e a criminalização da população negra. (Foto: Reprodução)

Um homem negro de 29 anos, Felipe Moraes Oliveira, foi morto a tiros na manhã de terça-feira (27) por um segurança do supermercado Loyola, no Jardim do Estádio, em Santo André (SP), após tentar entrar no estabelecimento acompanhado de seu cachorro. O caso gerou comoção e mobilizou movimentos sociais contra a violência racial e a criminalização da população negra.

De acordo com relatos da família e testemunhas, Felipe foi impedido de entrar com o animal e, em meio a uma discussão, o segurança efetuou um disparo que o atingiu no abdômen. Ferido, Felipe correu em busca de ajuda em uma farmácia vizinha, mas morreu no local antes da chegada do socorro médico.

O segurança foi identificado e preso pela Polícia Civil após se entregar espontaneamente no Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André. O nome do suspeito não foi divulgado.

Felipe era artesão, artista e figura conhecida em cenas culturais da região, participando ativamente de batalhas de rimas e exposições artísticas. Sua esposa, Evelyn da Silva, relatou em redes sociais que ele havia saído de casa para comprar pão com o cachorro e não retornou.

O cão foi resgatado horas depois por familiares, em meio à comoção pelo ocorrido. Movimentos negros e organizações como o Movimento Negro Unificado (MNU)Unegro e Uneafro marcaram uma manifestação para esta sexta-feira (29), na Praça Carijós, em Santo André, para exigir justiça e combater o que classificam como “racismo estrutural e violência institucional”.

Em nota, as entidades destacaram:

“Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias. Mesmo após sua morte, segue sendo violentado por narrativas midiáticas que tentam retratá-lo como ameaça.”

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário