Skip to content Skip to footer

Pesquisadores brasileiros descobrem fóssil de caranguejo de 85 milhões de anos na Antártida

Caranguejo pertence ao grupo dos braquiúros, os “caranguejos verdadeiros” , possui carapaça achatada e abdômen localizado abaixo do cefalotórax. (Foto: PALEOANTAR/ Museu Nacional/UFRJ/Ilustração: Maurílio Oliveira/Divulgação)

Uma equipe de pesquisadores brasileiros identificou uma nova espécie de caranguejo fossilizado na Antártida, com aproximadamente 85 milhões de anos. Batizado de Sabellidromites santamarta, o fóssil foi encontrado na Ilha James Ross, no extremo nordeste da Península Antártica, durante a 41ª Operação Antártica (Operantar), expedição científica coordenada pela Marinha do Brasil.

A descoberta, publicada no Journal of Paleontology, lança luz sobre as conexões biogeográficas entre os hemisférios Norte e Sul em um período em que a Antártida era parte do supercontinente Gondwana, daí o apelido de “primo Gondwana da Antártida” dado ao fóssil.

O caranguejo pertence ao grupo dos braquiúros, os “caranguejos verdadeiros” , possui carapaça achatada e abdômen localizado abaixo do cefalotórax. Sua preservação excepcional, incluindo estruturas ventrais raramente fossilizadas, permitiu aos pesquisadores estudar detalhes anatômicos fundamentais para compreender a evolução morfológica do grupo.

Segundo Daniel Lima, pesquisador da Universidade Regional do Cariri (Urca) e primeiro autor do estudo, a descoberta ajuda a entender a dispersão de caranguejos do Hemisfério Norte para o Gondwana, além de revelar aspectos da anatomia funcional desses animais, como o mecanismo de proteção abdominal.

A pesquisa integra o projeto Paleoantar, liderado pelo Museu Nacional (UFRJ), com participação da USP, Unesp, Ufes e Urca, e apoio logístico da Marinha. O estudo reforça a importância do continente antártico para a compreensão da história natural global e evidencia a relevância da ciência brasileira em contextos internacionais.

Bookmark

Mais Matérias

Cid requereu sua inclusão na cota compulsória, mecanismo que permite ao militar solicitar a saída da ativa antes de completar os 35 anos de serviço obrigatório
Gravações foram divulgadas por um canal de streaming e trazem falas da secretária-geral da Presidência pedindo união dentro do governo
02 set 2025
De acordo com a corporação, a vereadora teria atrapalhado o trabalho dos agentes durante uma reintegração de posse
02 set 2025
Por trás da movimentação também estão as articulações para as eleições presidenciais de 2026
02 set 2025
Presidente da Câmara avisou não haver maioria para votar uma anistia “ampla, geral e irrestrita” como querem os bolsonaristas

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário