Skip to content Skip to footer

Desaprovação ao governo Milei atinge maior nível na Argentina em meio a escândalo de corrupção

A queda na aprovação ocorre em meio a um escândalo de corrupção que envolve pessoas próximas ao presidente, incluindo sua irmã, Karina Milei, secretária-geral da Presidência. (Foto: Juan Mabromata/AFP)

A popularidade do presidente argentino, Javier Milei, atingiu seu pior nível desde o início de seu mandato, segundo pesquisa do instituto AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira (28) em parceria com a Bloomberg. O levantamento aponta que 51,1% dos argentinos desaprovam o governo, enquanto 43,6% afirmam apoiá-lo.

A queda na aprovação ocorre em meio a um escândalo de corrupção que envolve pessoas próximas ao presidente, incluindo sua irmã, Karina Milei, secretária-geral da Presidência. No levantamento anterior, de julho, a desaprovação era de 47,8%, contra 45,1% de aprovação – indicando um agravamento da crise política às vésperas das eleições legislativas.

A pesquisa, realizada entre 20 e 25 de agosto com 4.987 entrevistados (margem de erro de 1 ponto percentual), coincidiu com a divulgação de áudios nos quais o ex-chefe da Agência Nacional para a Deficiência (Andis), Diego Spagnuolo – advogado e amigo de Milei –, sugere que Karina Milei seria uma das beneficiárias de um esquema de propina na compra de medicamentos para pessoas com deficiência. O subsecretário de Gestão, Eduardo Menem, também estaria envolvido.

Esse é o primeiro grande escândalo de corrupção desde que Milei assumiu o poder prometendo erradicar a “casta política” e moralizar a administração pública. A situação coloca sob pressão adicional o governo libertário, que já enfrenta resistência popular devido às duras medidas econômicas implementadas desde dezembro de 2023.

O caso também ameaça a imagem de Milei como líder anticorrupção e pode influenciar o debate eleitoral rumo às próximas legislativas.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu
16 dez 2025

Hamilton de Holanda e Mestrinho lançam versão especial do Hino do Flamengo

A novidade chega em um momento especial para a Nação Rubro-Negra: o Flamengo participa da final do Mundial de Clubes nesta quarta-feira, após conquistar recente

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário