Skip to content Skip to footer

Justiça de SP solta acusado de tráfico com 200 kg de cocaína

Ao abordarem o veículo, os policiais encontraram a droga escondida no porta-malas. Zumiotti tentou fugir, mas foi capturado e preso em flagrante. (Foto: Divulgação)

Em uma decisão que provocou reação de autoridades, a Justiça de São Paulo concedeu liberdade provisória a um homem preso em flagrante portando 200 quilos de pasta base de cocaína. O caso ocorreu no interior do estado e teve a primeira decisão proferida pelo juiz Marcelo Nalesso Salmaso, que inicialmente considerou que a quantidade de droga apreendida “não foi exagerada”.

O acusado, Thiago Zumiotti da Silva, de 39 anos, foi detido durante uma operação da Polícia Militar em uma rodovia. Ao abordarem o veículo, os policiais encontraram a droga escondida no porta-malas. Zumiotti tentou fugir, mas foi capturado e preso em flagrante.

Na audiência de custódia, no entanto, o magistrado argumentou que o réu era primário, não tinha antecedentes, possuía emprego formal e não representava perigo à sociedade. Salmaso decidiu pela soltura sob medidas cautelares, como a obrigação de comparecer à Justiça quando chamado e a proibição de deixar a cidade.

A decisão foi classificada como “absurda” pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, que afirmou ser um desrespeito ao trabalho policial e à sociedade.

Diante da repercussão, o próprio juiz reconheceu, em um segundo despacho, que havia usado um modelo padrão de decisão – geralmente aplicado a casos com pequenas quantidades de entorpecentes – e admitiu que os 200 kg representavam, de fato, “elevada monta” de drogas. Apesar disso, manteve a liberdade do acusado, argumentando não haver indícios de que ele integrasse organização criminosa.

O Ministério Público de São Paulo já interpôs recurso contra a decisão, pleiteando a prisão preventiva de Thiago Zumiotti.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

23 out 2025

EXCLUSIVO: “BANCADA CRISTÔ DA CÂMARA VAI CUSTAR QUASE R$ 20 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS

Se aprovada, nova liderança terá a sua disposição 218 cargos para contratar assessores
23 out 2025

Gal Costa: o último ato de uma estrela que nunca deixou de brilhar

Álbum “As Várias Pontas de Uma Estrela (Ao Vivo no Coala)” é um documento histórico de uma das maiores intérpretes da música brasileira
25 out 2025

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

80 anos de existência da ONU: A organização além do caminho da irrelevância no Conselho de Segurança

Em tempos de guerra, irmãos Bolsonaro seriam condenados à pena de morte por traição

Em caso de conflito armado com outro país, lei prevê que crimes militares puníveis são puníveis com a pena capital e extensíveis a civis

STF vai decidir se licença-paternidade vale para casais em união homoafetiva

Julgamento terá repercussão geral da questão, ou seja, a decisão da Corte valerá para todas as instâncias judiciais do país

Líder do PT pede investigação de Flávio Bolsonaro por traição

Segundo ele, “trata-se de ato de provocação à intervenção estrangeira em território brasileiro”

TAXAÇÃO BBB: STF começa a julgar imposto sobre grandes fortunas

PSOL aponta que o artigo 153 da Constituição prevê que compete à União aprovar uma lei complementar para instituir esse imposto

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário