Skip to content Skip to footer

Brasil registra primeira deflação desde 2023

Preços dos alimentos colaboraram para índice negativo. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial no país, divulgados nesta terça-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Brasil teve sua primeira deflação desde julho de 2023.

De acordo com o levantamento, o país teve uma inflação negativa de 0,14% em agosto. Colaboraram para isso a queda na conta de luz, no preço dos alimentos e da gasolina. Na prática, isso significa que o custo de vida das famílias ficou mais baixo. Em julho, o IPCA-15 tinha marcado 0,33%.

O índice é o menor desde setembro de 2022 (-0,37%). Em agosto de 2024, ele marcou 0,19%. Com esse resultado, o IPCA-15 acumulado em 12 meses fica em 4,95%. Em julho, era 5,30%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, quatro apresentam deflação na prévia de agosto. Entre eles, a habitação, cuja queda foi puxada pela conta de luz, que baixou 4,93%, em razão do chamado Bônus de Itaipu, desconto na conta que beneficiou 80,8 milhões de consumidores.

Alimentação

O segundo grupo que mais ajudou a segurar a inflação foi o de alimentos e bebidas, que recuou 0,53% (impacto de -0,12 p.p.). É o terceiro mês seguido de deflação no preço da comida, depois de nove meses seguidos de alta.

Combustíveis

O grupo dos transportes apresentou deflação de 0,47% na prévia de agosto, o que representa impacto de -0,10 p.p. no IPCA-15. O resultado foi impulsionado pelas quedas nas passagens aéreas (-2,59%), automóvel novo (-1,32%) e na gasolina (-1,14%).

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

17 dez 2025

SBT substitui especial de Zezé Di Camargo por episódio inédito de “Chaves” após polêmica

Com a mudança, o SBT aposta em um trunfo afetivo – um episódio nunca transmitido na TV aberta da série “Chaves”, que mantém altos índices de audiência mesmo déc
16 dez 2025

LVCAS “Inutilismo” lança o EP “amnd (abatido mas não derrotado)”

 Com sonoridade coesa, produção madura, letras sinceras e identidade visual clara, AMND abre caminhos para shows, turnês e uma base de fãs cada vez mais consoli
16 dez 2025

Ney Matogrosso leva a ousadia de ser livre para show único no Allianz Parque

Fiel ao próprio instinto artístico, Ney segue renovando seu repertório a cada turnê, incorporando novas canções e ressignificando clássicos.
16 dez 2025

Estudo alerta que até 38% da Amazônia pode desaparecer até 2100

A pesquisa liderada por Selma Bultan alerta que a combinação desses fatores pode levar a Amazônia além do ponto de inflexão de 20% a 25% de perda floresta
16 dez 2025

Hugo Motta evita votação e decide cassar mandato de Alexandre Ramagem na Mesa Diretora

Com as decisões, a bancada bolsonarista na Câmara perderá dois de seus nomes mais emblemáticos, ambos fora do país e sem condições de exercer o mandato. A execu

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário