O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto comparou, nesta segunda-feira (25), a força eleitoral e a imagem pública do ex-presidente Jair Bolsonaro a do revolucionário marxista Ernesto “Che” Guevara.
A declaração foi dada em entrevista à Globo News, após sua participação no evento Esfera Brasil 2025. Valdemar buscava destacar a fidelidade do eleitorado de Bolsonaro e argumentou que as ações judiciais contra o ex-presidente estão contribuindo para transformá-lo em uma figura mitológica.
É inacreditável a força de transferência do voto do Bolsonaro. O eleitor dele é fiel. E essas coisas [processos judiciais] estão fazendo com que ele vire um Che Guevara”, afirmou o líder do PL. “O Che Guevara tinha um carisma como o do Bolsonaro. E ele é lembrado até hoje. Daqui 30, 40 anos, do jeito que estão fazendo as coisas com Bolsonaro, você vai ter meninos, gente com a camiseta do Bolsonaro
completou.
A comparação entre o líder de direita e um ícone da esquerda mundial teve rápida e intensa repercussão negativa entre apoiadores de Bolsonaro, para quem qualquer paralelo com um símbolo comunista é inaceitável.
- QUAEST: Brasileiros acham prisão domiciliar de Bolsonaro justa
- Eduardo Bolsonaro acusa Alexandre de Moraes de mandar assaltar casa de familiares
- Bolsonaro articulou mudanças na Câmara em benefício próprio
Diante da reação, Valdemar Costa Neto publicou uma nota de esclarecimento em sua conta no X (antigo Twitter), horas depois. Ele negou ter feito uma “comparação direta” e atribuiu o significado de sua fala apenas ao “processo de mitificação”.
Assista abaixo ao vídeo da declaração:
Bookmark