Gilberto Gil e Chico Buarque notificaram a gravadora da cantora e compositora argentina Paz Lenchantin, ex-integrante da banda de rock alternativo Pixies, por suspeita de plágio. Segundo os artistas brasileiros, a faixa “Hang Tough”, lançada em 18 de agosto, teria a mesma melodia de “Cálice”, clássico da música popular brasileira composto por ambos na década de 1970.
A informação foi confirmada pela assessoria de Chico, que destacou que a artista não pediu autorização para utilizar a obra, exigência básica em casos de gravação ou adaptação de composições de outros autores. Os advogados do cantor devem formalizar nesta semana uma notificação extrajudicial, buscando abrir espaço para diálogo entre as partes envolvidas.
Lenchantin fez parte dos Pixies entre 2013 e 2024, período em que ganhou destaque como baixista e vocal de apoio. Após sua saída da banda, lançou “Hang Tough” como prévia do álbum “Triste”, previsto para chegar ao público em 17 de outubro pelo selo Hideous Human Records. A gravadora afirma que todas as 12 músicas do disco foram escritas integralmente por Lenchantin.
- BFC Cast estreia com Black Pantera
- Festival Palco Brasil leva grandes nomes da MPB à CAIXA Cultural São Paulo
- “A música é contra a extrema direita e a ditadura”: herdeiro de Renato Russo notifica partido Novo por uso não autorizado de “Que País É Este”
Além dos Pixies, a artista já integrou projetos como A Perfect Circle, Zwan e The Entrance Band. Ela também possui carreira solo, tendo lançado em 2006 o disco “Songs for Luci”.
Compare as duas versões:
Cálice (Cale-se) – Chico Buarque e Milton Nascimento (1978)
Hang Tough – Paz Lenchantin (2025)
Bookmark