Skip to content Skip to footer

Lula cobra países ricos por Amazônia e defende fundo global de preservação

(Foto: Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil)

Em viagem oficial para o encontro de líderes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o presidente Lula cobrou comprometimento dos países ricos diante da emergência climática. Em discurso realizado nesta sexta-feira (22), em Bogotá, ele afirmou que o futuro da Amazônia não depende apenas dos países da região. Segundo o presidente, todos os interessados na preservação precisam ajudar a pagar a conta “para que a gente possa manter essa floresta em pé”.

O encontro, que reuniu Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, faz parte da agenda preparatória para a COP30, marcada para novembro no Brasil. Os principais objetivos do Planalto e da delegação — composta também pelos ministros Marina Silva, Sônia Guajajara e Mauro Vieira — foram engajar os países presentes não apenas para a conferência da ONU, mas também para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.

Também conhecido pela sigla FTTT, o fundo é um novo modelo de financiamento climático que busca recompensar países que preservam suas florestas tropicais por meio de investimentos globais. “Em vez da destruição, a conservação se torna economicamente vantajosa, gerando desenvolvimento social e econômico”, destaca o site do Ministério da Fazenda.

A proposta prevê a captação de US$ 125 bilhões em recursos públicos e privados, cujos excedentes serão distribuídos entre países com florestas tropicais, conforme a área preservada. Haverá penalidades por cada hectare desmatado ou degradado, criando um desincentivo direto ao desmatamento.

Bookmark

Luiz Estrela

Jornalista e criador de conteúdo no BFC, projeto em que se dedica à cobertura política nacional e internacional, além de cultura e direitos sociais, sempre com olhar crítico e linguagem acessível.

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário