Skip to content Skip to footer

Em derrota para gestão Nunes, Justiça garante Teatro Contêiner por 180 dias

Teatro de Contêiner no centro de São Paulo que teve ordem de despejo solicitado pela prefeitura. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

A Justiça de São Paulo concedeu liminar que garante a permanência, por 180 dias, do Teatro de Contêiner Mungunzá e do Coletivo Tem Sentimento no imóvel pertencente à prefeitura de São Paulo, localizado na região da antiga Cracolândia. A liminar da juíza Nandra Martins da Silva Machado, da 5ª Vara da Fazenda Pública, impede ações de despejo pela Guarda Civil Metropolitana da gestão Ricardo Nunes (MDB).

Na terça-feira (19), agentes da Guarda retiraram à força e com uso de gás de pimenta artistas de um prédio anexo onde eram guardados equipamentos e pertences usados do grupo. A ação truculenta gerou protestos de artistas e também do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Na decisão, a juíza justifica que o teatro é composto por 15 estruturas de contêineres marítimos interligados, paredes de vidro, cobertura acústica, iluminação, acervo artístico e cultural e que, por isso, a desocupação exigiria um “planejamento técnico e logístico para sua desmontagem, transporte e reestruturação”.

Além disso, ela aponta que o teatro tem programação confirmada até dezembro, “cuja interrupção acarretaria prejuízos não apenas para o Teatro de Contêiner, mas para toda a sociedade e para os inúmeros artistas, educadores e públicos diretamente envolvidos”.

A Prefeitura deu prazo de, no máximo, 60 dias para a desocupação.

Diversos artistas se manifestaram a favor do Teatro de Contêiner, como a atriz Marieta Severo. Em um vídeo, a atriz comparou a ação da GCM de Nunes aos “piores tempos de uma ditadura”. A atriz Fernanda Montenegro também expressou sua posição contra o fechamento do teatro.

O Teatro de Contêiner Mungunzá está instalado no local pertencente à prefeitura desde 2016. O terreno é localizado onde ficava o “fluxo” da Cracolândia, na região central de São Paulo. O pedido do grupo à prefeitura é que o terreno seja destinado à Secretaria de Cultura e que a pasta regularize a situação do teatro.

Bookmark

Mais Matérias

25 ago 2025
Trio mineiro relembra sua trajetória, fala sobre desafios da carreira e destaca o papel da arte como ferramenta de transformação social
25 ago 2025
Bancada de oposição prepara uma manobra para retirar do texto o aumento na taxação das grandes fortunas
25 ago 2025
Obras revelam duas décadas de registros sobre a vida e a cultura indígena
25 ago 2025
Para 2026, a projeção da inflação também caiu, de 4,4% para 4,33%
25 ago 2025
Encontro integra a Série Literatura e Música, promovida pelo Solar do Rosário em parceria com a Academia Paranaense de Letras

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário